A AliExpress fez duras críticas ao Programa Mobilidade Verde e Inovação – Programa Mover, o Projeto de Lei (PL) 914/2024, proposto pelo deputado Atila Lira (PP-PI). Este projeto busca estabelecer isonomia entre os produtos importados e nacionais.
A importadora de produtos chineses destacou que o programa poderia resultar na maior taxa de importação do mundo, com a possibilidade de taxar os produtos importados em até 92%.
A AliExpress, que faz parte do grupo Alibaba (BABA; $BABA34), uma das maiores empresas varejistas do mundo, argumenta que o PL prejudica principalmente os consumidores com menor poder aquisitivo.
Segundo a companhia, os produtos importados da China são uma alternativa acessível para a população mais pobre, permitindo a compra de uma ampla variedade de bens a preços mais baixos.
Vale mencionar que o PL não interfere na tributação de produtos importados trazidos por meio de viagens internacionais. Portanto, as pessoas que têm a possibilidade de viajar para o exterior e trazer produtos consigo não teriam sua experiência afetada.
Esse público pode trazer uma grande variedade de produtos, isentos de qualquer imposto, no valor total de R$ 5 mil a cada 30 dias.
O texto já foi aprovado em um requerimento de urgência no início do mês e está pronto para ser colocado na pauta da Câmara dos Deputados. Se aprovado, o PL retomará a cobrança do Imposto de Importação para valores abaixo de US$ 50.
Você leu sobre AliExpress. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!