Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
AliExpress detona PL que pode taxar produtos chineses com maior imposto do mundo

AliExpress detona PL que pode taxar produtos chineses com maior imposto do mundo

A AliExpress fez duras críticas ao Programa Mobilidade Verde e Inovação – Programa Mover, o Projeto de Lei (PL) 914/2024, proposto pelo deputado Atila Lira (PP-PI). Este projeto busca estabelecer isonomia entre os produtos importados e nacionais. 

A importadora de produtos chineses destacou que o programa poderia resultar na maior taxa de importação do mundo, com a possibilidade de taxar os produtos importados em até 92%.

A AliExpress, que faz parte do grupo Alibaba (BABA; $BABA34), uma das maiores empresas varejistas do mundo, argumenta que o PL prejudica principalmente os consumidores com menor poder aquisitivo. 

Segundo a companhia, os produtos importados da China são uma alternativa acessível para a população mais pobre, permitindo a compra de uma ampla variedade de bens a preços mais baixos.

Vale mencionar que o PL não interfere na tributação de produtos importados trazidos por meio de viagens internacionais. Portanto, as pessoas que têm a possibilidade de viajar para o exterior e trazer produtos consigo não teriam sua experiência afetada. 

Esse público pode trazer uma grande variedade de produtos, isentos de qualquer imposto, no valor total de R$ 5 mil a cada 30 dias.

O texto já foi aprovado em um requerimento de urgência no início do mês e está pronto para ser colocado na pauta da Câmara dos Deputados. Se aprovado, o PL retomará a cobrança do Imposto de Importação para valores abaixo de US$ 50.

Você leu sobre AliExpress. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!