Alexandre Padilha, atualmente ministro das Relações Institucionais, pode ir para o novo Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade. Isso porque ela tem passado por diversos questionamentos do governo sobre a condução de programas de saúde que não têm sido feitos como o executivo desejava.
A saída de Nísia é dada como certa por fontes próximas ao governo. O contexto da saída dela se dá em um momento de queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que a desaprovação popular já é maior do que a aprovação.
Padilha é um velho conhecido da Saúde. Ele já esteve à frente da pasta durante o governo de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014. Além dele, de acordo com a CNN, outro nome que surge forte é o de Arthur Chioro, hoje presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Padilha diz não saber de ida para o Ministério da Saúde
A situação criou um embaraço. Padilha, ao ser procurado por Nísia sobre uma suposta ida para o lugar dela, disse não saber de qualquer mudança na pasta, segundo informou o jornal O Globo. Ela é afilhada política do atual ministro das Relações Institucionais.
A própria ministra da Saúde, entretanto, afirmou que passa por um processo de “fritura”, de acordo com a publicação. Ela alegou que não fica acuada com especulações e que sente-se segura com a sua gestão.
A provável saída de Nísia Trindade se dá por causa do programa Mais Especialidade, que buscavam agilizar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, o governo estaria avaliando que o programa não está avançando como deveria.
Você leu sobre Ministério da Saúde. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!