Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
ADP: Setor privado dos EUA surpreende ao cortar vagas em junho

ADP: Setor privado dos EUA surpreende ao cortar vagas em junho

O setor privado dos Estados Unidos fechou 33 mil vagas em junho, após uma criação revisada para baixo de 29 mil postos em maio, segundo o Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira (2).

A expectativa de economistas consultados pela Reuters era de um aumento de 95 mil empregos no setor privado, frente aos 37 mil reportados anteriormente para o mês de maio.

Segundo o levantamento, os cortes de vagas foram puxados, principalmente, pelos setores de serviços profissionais e empresariais, além de educação e saúde. Por outro lado, os segmentos de lazer e hospitalidade, bem como a indústria, apresentaram saldo positivo de contratações no mês.

“Embora as demissões ainda sejam incomuns, observamos uma hesitação crescente na hora de contratar e uma menor disposição dos empregadores em repor profissionais que deixaram seus cargos. Isso contribuiu para a retração do emprego em junho”, afirmou a economista-chefe da ADP, Dra. Nela Richardson.

“Apesar disso, a desaceleração nas contratações ainda não impactou negativamente o crescimento dos salários.”, complementou.

ADP: gráfico de empregos criados no setor privado dos EUA.
Empregos na iniciativa privada. Fonte: Divulgação/ADP

Efeitos sobre o Fed: o que o dado da ADP pode indicar?

O relatório da ADP é o segundo de três indicadores-chave do mercado de trabalho dos EUA previstos para esta semana, todos amplamente monitorados por investidores e economistas por seu potencial de influenciar os rumos da política monetária do Federal Reserve.

Na terça-feira (1º), o relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey) divulgou que o número de vagas de trabalho nos setores não agrícolas dos Estados Unidos subiu para 7,769 milhões em maio.

O resultado veio acima das projeções de analistas consultados pela FactSet, que estimavam 7,3 milhões de vagas no período. Já o dado de abril foi levemente revisado para cima, passando de 7,391 milhões para 7,395 milhões de postos abertos.

Um mercado de trabalho robusto, com grande volume de vagas em aberto, indica que a economia dos EUA continua aquecida. Esse fator diminui as chances de cortes na taxa de juros no curto prazo, mesmo diante da pressão do presidente Donald Trump por uma política monetária mais expansionista.

O Federal Reserve tem mantido uma abordagem prudente, especialmente diante de ações do governo, como o aumento de tarifas sobre o comércio exterior e a intensificação das deportações, que podem gerar efeitos inflacionários.