Investir é diferente de apostar, e é isso o que Carlos Eduardo Rocha, o Duda Rocha, CIO da Occam Brasil, tem provado dia após dia após quase três décadas de experiência no mercado financeiro, em uma caminhada que começou em 1995, no Banco Pactual.
Formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), o cofundador da Occam Brasil tem na paciência uma arma a seu favor, e um dos segredos de perseverar em seus negócios.
Saiba mais da vida e da carreira de um dos maiores investidores do Brasil, e aproveite para conferir outros materiais interessantes sobre gestores de destaque, CEOs e empresários aqui mesmo no Eu Quero Investir.
A carreira de Duda Rocha
Após se formar em Engenharia pela PUC do Rio de Janeiro, Duda Rocha concluiu uma pós-graduação na IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), também na capital fluminense.
O excelente background acadêmico lhe abriu as portas para entrar no mercado profissional em uma das maiores instituições financeiras do País.
Assim, em 1995, Duda Rocha iniciou sua trajetória no Banco Pactual, e por lá ficou por um período de 15 anos.
Ele passou por vários setores da instituição, e atuou em análise fundamentalista de ações, análise de riscos e muito mais.
Sobre risco, aliás, ele tem uma frase bastante interessante, dita em entrevista ao site Seu Dinheiro, em 2021.
“Investir dinheiro de terceiros é uma relação de retorno ajustado ao risco”, resumiu.
Timing é tudo
Não é exagero dizer que o ex-sócio de Paulo Guedes, Ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro, prega a paciência como mantra em sua vida.
Em entrevista recente para o podcast Stock Pickers, Duda Rocha esbanjou bom humor, mas com um fundo de seriedade, ao afirmar que “na comédia e na gestão, timing é muito importante”.
Ele usou esta frase de efeito para explicar o porquê os fundos sob gestão da Occom sofreram significativamente menos quedas do que boa parte da Bolsa durante o pico da crise provocada pela pandemia da Covid-19.
Mais da carreira de Duda Rocha
Além da passagem pelo Banco Pactual, Duda Rocha também tem no currículo a gestão do Fundo Pactual Capital Partners e a participação na área de asset management do UBS Pactual.
Em 2010, Duda Rocha teve um ano que dificilmente esquecerá, ao ajudar a Brasil Plural Gestão de Recursos, gestora que ajudou a fundar, administrar R$ 60 bilhões em produtos.
Rocha e a Occam Brasil
A história de Duda Rocha com a Occam Brasil começou justamente quando o investidor saiu da Brasil Plural para dar um passo mais ousado na carreira.
Disposto a investir pesado em tecnologia, acrescentou mais um mantra ao seu dia a dia: “Qualidade com tecnologia, qualidade com tecnologia, qualidade com tecnologia”. E ajudou startups a crescerem no segmento.
Duda Rocha levou para a Occam sua filosofia de vida, ou seja, a de orientar investimentos a longo prazo, com foco em rentabilidade.
E foi essa estratégia que fez a Occam superar, sem sustos, períodos de crise, os famosos bear market, em que ocorrem as quedas na Bolsa de Valores.
“Vencer a crise requer atitudes mais simples”, ensinou, certa vez, em sua participação no podcast Podtail.
E aí? Você também acha que atitudes simples ajudam a sair da crise?
- Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!
- Confira aqui como um assessor de investimentos pode te ajudar em 2022!