Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Day, swing, position, scalping, buy and hold… descubra que tipo de trader você é

Day, swing, position, scalping, buy and hold… descubra que tipo de trader você é

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

09 Fev 2022 às 19:00 · Última atualização: 09 Fev 2022 · 4 min leitura

Redação EuQueroInvestir

09 Fev 2022 às 19:00 · 4 min leitura
Última atualização: 09 Fev 2022

Crédito: Reprodução/Pixabay

Tem sido muito comum atualmente o debate sobre as operações de Day Trade. A premissa de realizar pequenas operações ou trabalhar poucas horas do dia com potencial de grandes retornos vem dando o que falar entre os investidores.

Mas pense bem, você ter a opção de ganhar dinheiro de absolutamente qualquer lugar do mundo que possua uma boa conexão de internet e um dispositivo para realizar operações não é um sonho?

A opção de operar os mini-contratos com margem de apenas R$ 25 como valor mínimo para negociação de 1 contrato abriu os olhos dos investidores para uma nova maneira de ganhar dinheiro.

Por outro lado, existem grandes nomes do mercado financeiro como Warren Buffett e Luiz Barsi Filho que utilizam um processo de avaliação e, posteriormente, compra de ações voltado para o longo prazo. É o tal do “buy and hold”.

Quais são os benefícios? A valorização das empresas acontece aos poucos e os dividendos são pagos ao longo do tempo em que os investidores acompanham o crescimento do valor das ações, sem se preocupar com os ciclos de baixa existentes na renda variável.

Além dos dois exemplos citados anteriormente, existem mais tipos de ‘trading’. Confira a seguir as características de cada um.

Leia também: Como fazer alocação de ativos de acordo com o seu perfil? Descubra aqui!
E mais: Quais os melhores investimentos para fevereiro?

Os tipos de trade

Day Trade

Day Trade consiste numa operação realizada no mesmo dia, seja de compra e venda ou venda e compra. O proposito dessa estratégia é realizar operações aproveitando a volatilidade do mercado de ações, opções, futuros de índice e dólar e minicontratos.

Apesar de bastante comum com ações, operações de day trade também são feitas com opções e contratos futuros. O objetivo do day trade é lucrar com as movimentações diárias do ativo e por isso a volatilidade é uma característica que está presente durante as operações.

Position Trade

O Position trade é uma operação focada em operar se manter posicionado acompanhando a tendência de um determinado ativo, seja de alta ou baixa.

Nessas operações são identificados ativos que possuem potência de retorno a longo prazo, podendo durar semanas e até meses. A operação é comumente confundida com o Buy and Hold (vamos explicar mais à frente), no qual o objetivo é comprar uma ação e segurar por anos e até décadas.

A continuidade de uma operação no position trade depende de uma tendência ampla em um ativo, enquanto a duração pode levar de meses até 1 ano.

Swing Trade

No meio do caminho entre os tomadores de ação para o longo prazo e os day traders temos as operações de Swing trade.

Nessa modalidade as operações costumam se basear em análises gráficas e duram entre dias e algumas semanas com buscando acertar o ponto de reversão de tendência para apurar de um determinado ativo. Geralmente, após o lucro ou prejuízo apurado são encontrados novos ativos para operação.

Scalping trade

No Scalping trade o objetivo é operar com movimentos muito curtos e obter pequenos ganhos e evitar grandes riscos de perda.

Com tempo de duração bem inferior ao day trade e com muito mais operações, o desempenho é dado pela eficiência entre resultados positivos.

Basicamente, podemos dizer que os scalping trades buscam encontrar movimentos no preço do ativo negociado em tamanha exposição.

Buy and Hold

O foco no buy and hold, como o próprio nome diz é comprar um ativo e segurar por bastante tempo. Sim, aqui eu estou falando de longos anos e até mesmo décadas.

Conforme citado anteriormente, o investidor Luiz Barsi é um exemplo vivo de operações com essa característica. O foco no buy and hold é encontrar empresas perenes, com bons fundamentos e potencial de crescimento, buscando uma valorização de longo prazo e dividendos.

A bolsa de valores é um ambiente muito democrático que possibilita diversas opções de operação conforme os objetivos, riscos tomados e prazos. E da mesma maneira em que você não precisa comer apenas um determinado alimento diariamente, você não precisa obrigatoriamente ser adepto de apenas um mesmo tipo de operação.

Recomendamos sempre a busca por muito conhecimento e informação de qualidade para que você invista seu dinheiro da melhor maneira, sempre ressaltando que os riscos envolvidos também devem ser considerados. E que promessas de enriquecimento rápido são, na absoluta totalidade das vezes, uma grande furada!

Quer saber mais sobre opções de investimento? O melhor caminho é contar com uma assessoria de investimentos. Preencha o formulário que um dos assessores da EQI entrará em contato!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias