09 Jun 2022 às 12:42 · Última atualização: 09 Jun 2022 · 3 min leitura
09 Jun 2022 às 12:42 · 3 min leitura
Última atualização: 09 Jun 2022
Reprodução/Pixabay
A ISA Cteep (TRPL4) concluiu o lote 6 que consiste na construção de 37 km de linhas de transmissão, onde está instalada a maior hidrelétrica do estado de São Paulo, partindo da subestação Ilha Solteira, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, até a subestação Três Irmãos (SP), interligando os municípios de Selvíria (MS), Ilha Solteira (SP), Itapura (SP) e Andradina (SP).
Trata-se da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista e o movimento diz respeito ao início da operação comercial do Projeto Três Lagoas, que pertence a IE Tibagi, subsidiária 100% ISA CTEEP.
Com potência de 3.444 MW, o complexo hidrelétrico ganhará maior segurança e qualidade na transmissão de energia para as regiões sul-mato-grossense e noroeste paulista.
O projeto vai beneficiar o Sistema Interligado Nacional (SIN), com o objetivo de escoar a geração de energia de fontes renováveis – solar e biomassa – aos centros consumidores na região Noroeste do estado de São Paulo, contribuindo para a expansão de uma matriz energética mais limpa no País.
Durante as obras, a companhia utilizou técnicas para reduzir o impacto ao meio ambiente, como o uso de drones para o lançamento de cabos nos trechos ambientalmente sensíveis das linhas aéreas e o aumento na altura das torres de transmissão para preservação da vegetação nativa, além do desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social com as comunidades do entorno durante todo o período.
O TLP faz jus a recebimento de 90% da Receita Anual Permitida (“RAP”) de R$ 6 milhões (ciclo tarifário 2021/2022) para operação comercial provisória, com pendências não impeditivas e, quando forem solucionadas, obterá o Termo de Liberação Definitivo (“TLD”) para todo empreendimento.
O investimento realizado até o momento foi de aproximadamente R$ 85 milhões. A margem EBITDA estimada da IE Tibagi é de aproximadamente 85%. O regime de tributação é de lucro presumido com consolidação integral na ISA CTEEP. O projeto foi integralmente financiado por meio de debênture de infraestrutura emitida na acionista.
A Petrobras (PETR3; PETR4) afirmou, no início da tarde desta quinta-feira, que seu conselho de administração, que se reuniu ontem, não tomou qualquer decisão a respeito da substituição do presidente da estatal, como foi divulgado pela mídia. Em comunicado ao mercado, a companhia afirma que o tema foi discutido durante a reunião, mas que nenhuma nova decisão foi adotada, além do que já havia sido comunicado no último dia 25. Nesse dia, a empresa informou que a indicação de Caio Paes de Andrade para o cargo seria submetida ao processo de governança interna.