Moedas
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Criptomoedas para 2022: conheça algumas promissoras, na opinião de especialistas

Criptomoedas para 2022: conheça algumas promissoras, na opinião de especialistas

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

24 Dez 2021 às 19:00 · Última atualização: 08 Jun 2022 · 5 min leitura

Redação EuQueroInvestir

24 Dez 2021 às 19:00 · 5 min leitura
Última atualização: 08 Jun 2022

Em 2021, o universo dos criptoativos foi marcado por grande volatilidade e, também, por altas históricas. A pioneira e maior criptomoeda, o bitcoin (BTC), por exemplo, ultrapassou os US$ 68 mil em novembro, batendo recordes de negociação. Já o ether (ETH), segundo maior criptoativo, ultrapassou os U$ 4,7 mil também em novembro.

Desde que o bitcoin foi criado, em 2008, surgiram milhares de novos criptomoedas no mercado. Atualmente, estima-se que existam mais de 12 mil criptoativos em circulação no mundo. Diante disso, como saber quais são as melhores para 2022?

Como encontrar as melhores criptomoedas para 2022?

Antes de mais nada, é preciso entender como tem se comportado o mundo cripto, e quais as tendências para esse universo.

Em 2021, vimos o crescimento da demanda por NFTs (ou token não fungível), em linha com a valorização da propriedade digital de ativos. Além disso, os tokens de games de blockchains caíram no gosto de gamers ao redor do mundo.

Os protocolos DeFi (finanças descentralizadas) também encontram cada vez mais usuários, que buscam plataformas mais escaláveis para rodar os contratos inteligentes. Por fim, o metaverso promete ser a próxima etapa da internet, inclusive com grandes players investindo pesado para poderem disputar esse novo mercado.

Considerando todos esses aspectos, selecionamos algumas criptomoedas que, de acordo com especialistas, têm bom potencial de valorização em 2022. Nossa relação contempla criptoativos menos populares, para que os usuários conheçam novas alternativas. Confira a seguir.

Descentraland (MANA)

Descentraland é uma plataforma de realidade virtual descentralizada, construída na blockchain do Ethereum. Nesse sentido, ela permite que os seus usuários criem e monetizem conteúdos, games e cenários em 3D.

Em matéria publicada pelo Portal do Bitcoin, José Artur Ribeiro, CEO da Coinext, observa que as pessoas têm gastado cada vez mais tempo no mundo virtual. Seja para trabalho ou lazer, há um grande mercado no 3D. “Nesse sentido, a MANA parece caminhar na direção certa, haja visto o crescimento da base de usuários e valorização do preço do token (4.000% no acumulado de 2021 até dezembro)”.

Outro ponto destacado pelo CEO é a funcionalidade do token. Isso porque, com o MANA, pode-se comprar objetos e serviços dentro da plataforma de realidade virtual Decentraland. “Portanto, tendo em vista a tendência de expansão desses universos e o potencial de demanda de usuários por esses tokens, MANA ocupa um lugar de destaque dentre as criptomoedas para 2022”, afirma Ribeiro.

Elrond (EGLD)

Felipe Dantas, especialista em criptomoedas da Exame invest, aposta na Elrond como uma das melhores criptomoedas para 2022. O objetivo da criptomoeda é solucionar o problema de escalabilidade na blockchain.

De acordo com o especialista, o EGLD é promissor especialmente por contar com grandes nomes por trás do projeto. Além disso, a Elrond criou há pouco tempo sua própria corretora. Com isso, aumentou o ecossistema interno, e programou mais lançamentos ainda para 2021, inclusive com o apoio de investidores como a Audi.

Bloktopia (BLOK)

Entre as apostas de Dantas, está o mundo do metaverso, representado pela bloktopia, um game em blockchain.

“O mundo de cryptogames está em forte ascensão. A Bloktopia tem parceria com gigantes como Bitboy, que é um importante influenciador no universo cripto); KuCoin, uma das maiores corretoras do setor; CriptoWendy, outro grande influencer internacional; as redes Avalanche e Elrond; e grandes fundos de investimento”, disse o especialista ao Exame Invest.

Velas (VLX)

A Velas é uma concorrente de plataformas digitais, como a Solana. Segundo Dantas, a diferença é que a VLX usa o mesmo protocolo da Solana, porém tenta melhorá-lo. Por exemplo, quem faz contratos inteligentes na plataforma Ethereum pode rodá-los na rede da Velas.

Os investidores envolvidos no projeto são um dos principais motivos que levam o especialista a apostar nessa criptomoeda para 2022. Entre eles, estão a própria Solana, CoinPayments e grandes fundos de investimentos.

Avalanche (AVAX)

Sean Williams, redator do The Motley Fool, teve um artigo publicado na Nasdaq em dezembro de 2021, no qual fala sobre três projetos de criptomoedas que considera promissores

O primeiro deles é a Avalanche (AVAX), rede blockchain baseada em contratos inteligentes. Segundo Sean, a AVAX se destaca pela velocidade, escalabilidade e compatibilidade de sua rede.

Para se ter ideia, enquanto o BTC (antes da atualização taproot) e o ETH só podem lidar com 7 e 13 TPS (transações por segundo), respectivamente. Por sua vez, a rede Avalanche é capaz de processar mais de 4.500 TPS. Além disso, a rede finaliza as transações em menos de dois segundos, contra 6 minutos no caso da ETH e 60 minutos no BTC. Por fim, os custos mais baixos da AVAX também contribuem para a aposta de Williams como uma das melhores criptomoedas para 2022.

Nano (XNO)

A segunda criptomoeda destacada por Williams é a Nano, que também tem como diferenciais escalabilidade, velocidade e custo.

Outro ponto que chama atenção do especialista é o fato de a rede não ser um blockchain tradicional. Em vez disso, ela é formada por diversos blockchains, chamados block-lattice. Nessa caso, cada usuário tem seu próprio blockchain, não sendo necessário obter nenhuma aprovação que não seja do remetente ou destinatário do pagamento.

Quanto à velocidade, a XNO pode concluir transações em menos de um segundo, de acordo com seus desenvolvedores. Por fim, as transações da Nano são gratuitas, devido ao mecanismo de consenso conhecido como Votação Representativa Aberta. Outro importante diferencial da criptomoeda, segundo o especialista.

Algorand (ALGO)

A terceira criptomoeda apontada por Sean é a Algorand.

Novamente, uma das vantagens destacadas pelo especialista é a velocidade da ALGO. Em 16 de dezembro, a criptomoeda era capaz de executar 1.162 TPS, com tempo de finalização de 4,36 segundos.

Mas talvez o principal diferencial seja a liderança da ALGO na interoperabilidade de blockchain empresarial. Isso porque, dentre os milhares de projetos blockchain em desenvolvimento, muitos correm o risco de não funcionar bem ou não serem compatíveis. Nesse sentido, o projeto da Algorand buscou dar foco a essa lacuna para o mundo empresarial. Na opinião do especialista, isso a faz ter um grande valor e utilidade no mundo real.

Leia também: Previsões para bitcoin e o mundo cripto em 2022 | Eu Quero Investir

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias