O índice de confiança do consumidor americano, publicado hoje (27) pela Universidade de Michigan, fechou em 55,2 pontos no mês de maio.
Este resultado está 1,1 ponto abaixo da expectativa dos especialistas e mostra uma queda de 7,2 pontos em relação a abril, quando marcou 62,5 pontos. Em níveis percentuais, o recuo foi de 11,7%.
Em comparação ao mesmo período de 2021, o indicador também evidenciou um forte decréscimo de 29,9%, uma vez que, em maio do ano anterior, a confiança do consumidor americano registrou 78,8 pontos.
Percepção e perspectiva sobre as condições econômicas
Segundo os dados da Universidade de Michigan, a percepção do consumidor caiu 10,4%. Em abril, o indicador registrou 62,5 pontos. Já em maio, o resultado foi de 58,4 pontos.
De acordo com a instituição americana, “esta queda recente foi em grande parte impulsionada por visões negativas contínuas sobre as condições atuais de compra de casas e bens duráveis, bem como as perspectivas futuras dos consumidores para a economia, principalmente devido a preocupações com a inflação”.
Já a percepção dos americanos sobre as condições econômicas apresentou recuo de 8,8% de abril para maio. No mês de abril, o índice anotou 69,4 pontos, enquanto em maio o indicador anotou 63,3 pontos.
A próxima divulgação para esses indicadores está marcada para o dia 10 de junho.