Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Como uma assessoria de investimentos pode te ajudar

Como uma assessoria de investimentos pode te ajudar

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

12 Fev 2022 às 19:00 · Última atualização: 12 Fev 2022 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

12 Fev 2022 às 19:00 · 6 min leitura
Última atualização: 12 Fev 2022

Pixabay

Ainda estamos no início do ano e este é o momento no qual muitos começam a colocar em prática o planejamento financeiro para os próximos meses. Nesse sentido, contar com uma assessoria de investimentos pode lhe dar a tranquilidade de que o seu dinheiro estará investido de forma correta.

2022 promete ser um ano bastante instável no cenário interno, durante o qual enfrentaremos muitos desafios. Inflação e juros em alta, fraca retomada da economia e tensões pré-eleitorais contribuirão para uma forte volatilidade no mercado. Por isso, para que o patrimônio multiplique de acordo com as suas expectativas, não basta apenas economizar dinheiro. É preciso também contar com o apoio de profissionais especializados, como o assessor de investimentos.

Leia também: Questões políticas para 2022: o que esperar do cenário nacional?

O maior número de investidores pessoas físicas nos últimos anos aumentou também a demanda por esses profissionais no Brasil. Segundo dados da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord), eram cerca de 12 mil agentes autônomos ao final do primeiro semestre de 2021. O número representa um crescimento de 51% em relação ao mesmo período de 2020, quando tínhamos pouco mais de 8 mil profissionais no mercado financeiro brasileiro.

Mas você sabe exatamente o que faz um assessor de investimentos? Continue a leitura e entenda de que forma esse profissional pode ajudar no seu planejamento financeiro.

Assessoria de investimentos: como funciona?

Antes de falarmos sobre os diferenciais de uma assessoria de investimentos, é preciso entender como funciona o atendimento nas instituições financeiras tradicionais.

Muitas vezes, um gerente de banco que atende no varejo chega a ter centenas de contas de pessoas físicas para administrar. Dentro desse universo, ele tem diversos serviços para monitorar, coo movimentação de contas-correntes, concessão de empréstimos, aplicações, seguros e vários outros produtos oferecidos pela instituição financeira.

Além disso, ele precisa cumprir metas relativas a todos esses produtos e, também, à abertura de novas contas. Com todo esse volume de trabalho, é praticamente inviável prestar um atendimento personalizado e alinhado às expectativas de cada cliente. E, mesmo que o gerente trabalhe bem e se preocupe com os clientes, ele está limitado a oferecer somente os produtos do banco.

Em outras palavras, o gerente do banco é uma espécie de generalista, que prioriza as diretrizes da instituição.

A assessoria de investimentos surgiu justamente como uma alternativa ao serviço não personalizado dos bancos. Diferentemente do gerente, o assessor de investimentos realiza um serviço customizado, orientando o cliente no sentido de escolher os investimentos mais adequados ao seu perfil de investidor e planejamento financeiro.

Além de auxiliar na seleção do portfólio, a assessoria de investimentos estará em constante contato com o cliente. Nesse sentido, o objetivo é acompanhar o desempenho dos investimentos e identificar novas oportunidades assim que elas surjam. Ou seja, trata-se de um trabalho bem mais próximo e que prioriza as necessidades e expectativas individuais de cada cliente.

Vantagens de uma assessoria de investimentos

Podemos listar inúmeras vantagens em ter um assessor cuidando dos seus investimentos. A seguir, confira algumas das principais:

Personalização do atendimento

A primeira grande vantagem é que esse profissional lhe dará um atendimento personalizado, de acordo com o seu perfil e necessidades.

Como vimos, mesmo que o seu gerente de banco seja bem intencionado, muitas vezes ele não conseguirá oferecer as melhores alternativas de investimentos. Isso porque o compromisso principal dele é com o atingimento de suas metas e com a venda dos produtos da própria instituição.

Por outro lado, um assessor de investimentos tem mais autonomia. Isso significa que ele pode dar orientações mais voltadas aos interesses dos clientes.

Além disso, ele conta com todos os produtos da corretora ao qual está vinculado. Isso aumenta muito a diversidade do portfólio, o que é outro grande benefício para o investidor.

Outro ponto importante é que, pelo fato de ser um generalista, o gerente do banco normalmente não tem uma especialização específica. Por sua vez, o assessor de investimentos precisa ter certificações técnicas para desempenhar a sua função. Dessa forma, o trabalho desse profissional acaba tendo mais consistência, o que dá mais segurança ao investidor. Em outras palavras, as chances da sua carteira atingir melhores resultados são bem maiores com um assessor de investimentos.

Praticidade

Digamos que você tenha conhecimento suficiente para montar e acompanhar uma boa carteira de investimentos. Mesmo assim, será que teria tempo para fazer isso?

Ao contar com uma assessoria de investimentos, você tem a tranquilidade de que especialistas estão olhando para o seu patrimônio. Como vimos, um assessor não irá somente montar uma carteira para você, mas também fazer o rebalanceamento de sua carteira de tempos em tempos.

Leia também: Rebalanceamento de carteira: reduza os riscos de seus investimentos

Acompanhamento dos riscos da carteira

Mesmo que você só tenha investimentos mais conservadores na sua carteira, saiba que eles também estão sujeitos a riscos. Crises financeiras, instabilidades políticas e diversas outras variáveis afetam a economia e, consequentemente, o mercado financeiro.

Para que o seu patrimônio fique mais protegido, uma assessoria pode lhe dar suporte no acompanhamento e controle de riscos dos investimentos. Com base no seu perfil de investidor, esse profissional lhe indicará a diversificação mais adequada. Isso também contribui para mitigar os riscos da carteira.

Atualização sobre tendências da economia

Quem acompanha a economia sabe que, a todo momento, chegam até nós novas informações. Taxas de juros, inflação, questões políticas, tudo isso precisa ser constantemente acompanhado pois impacta diretamente os investimentos.

Dificilmente quem não trabalha no mercado financeiro consegue estar a par de todas as notícias relevantes. Por isso, essa acaba sendo mais uma das atribuições do assessor de investimentos. Como vimos, tão importante quanto selecionar o melhor portfólio é monitorá-lo com frequência.

Assessoria da EQI Investimentos

Por todos os motivos acima, fica claro que, ao investir com uma assessoria, há mais chances de alcançar a maior rentabilidade em menos tempo do que se você investisse sozinho, certo?

Nesse sentido, a assessoria da EQI Investimentos trabalha em cima de três pilares: tempo, conhecimento e comprometimento. Elias Wiggers, assessor de investimentos da EQI detalha esse processo:

“Quando falamos em ‘tempo’, é justamente o tempo que o assessor poupa do cliente, buscando e trazendo informações e oportunidades de mercado. Já o ‘conhecimento’ é tudo aquilo que agrega valor, pois ensina e ajuda o cliente a tomar decisões com base nestas informações. Por fim, o ‘comprometimento’ se traduz no alinhamento das oportunidades com o perfil e os objetivos do investidor, e na disponibilidade do assessor por meio dos vários canais de atendimento da EQI”, explica o assessor.

Se você ainda não tem um assessor de investimentos, esse é um bom momento para começar a pensar nisso. Nos últimos anos, as reviravoltas da economia nos mostraram como os cenários podem mudar rapidamente. E quem não está com o patrimônio protegido pode sofrer bastante com a volatilidade do mercado.

Quer saber mais sobre os benefícios de ter um assessor de investimentos? Então, confira a seguir o vídeo de nossos especialistas!

 

 

 

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias