Quem deseja participar do mercado de bolsa precisa investir em ações com bons fundamentos. Do contrário, o investimento pode se revelar um verdadeiro fiasco. No entanto, os dados financeiros estão disponíveis a todos e sabendo analisar os aspectos corretos é possível montar um portfólio equilibrado e bastante rentável.
Este artigo mostra como tornar isso uma realidade. Ao ler o texto, você entenderá a importância de investir em ações. Em seguida, conhecerá os principais atributos para analisar em uma empresa de capital aberto. Dessa forma, montar um portfólio de investimento será bem mais fácil e assertivo.
Pronto para a leitura? Então prossiga!
Porque é importante investir no mercado de ações?
“Não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, já dizia o velho ditado. Assim, diversificar os investimentos sempre foi uma boa opção.
No caso do investimento em ações, além de ampliar o leque de mercados da carteira ainda é possível fazer parte do mercado de risco. Investir apenas em renda fixa pode não trazer os retornos esperados ao longo do tempo.
No entanto, é importante observar o perfil de investimento de cada um. O percentual dedicado à ações deve respeitar a tolerância ao risco que cada investidor possui.
Que atributos devem ser analisados para investir em ações com bons fundamentos?
Veja a seguir os principais fatores de análise em companhias de capital aberto.
Receita total
Um aspecto de fundamental importância na análise de empresas é sua receita total. O fator principal no estudo não deve ser o tamanho da receita necessariamente, e sim seu fator de crescimento ou declínio.
Assim, empresas com crescimento constante na geração de receita mostram ao mercado com capacidade de aumentar suas operações continuamente. Ao longo do tempo, isso pode trazer ótimos retornos.
O contrário também é verdade e o investidor deve evitar companhias com declínio na geração de caixa.
Lucro líquido
Analisar apenas o dinheiro que entra na organização realmente não é suficiente. É preciso saber quanto disso representa lucro, pois uma companhia pode registrar prejuízo mesmo tendo grande entrada de capital.
Outro ponto que torna esse aspecto relevante é que apenas tendo lucro uma companhia pode dar dividendos aos seus acionistas. Além disso, também é daí que vem o reinvestimento para manter contínuo o crescimento da organização.
Margem líquida
Outro aspecto decisivo para investir em ações com bons fundamentos é observar sua margem líquida. Esse atributo representa qual é o percentual da receita da companhia que significa lucro.
Para chegar ao seu valor, basta dividir o lucro líquido pela receita total. Após isso, multiplique por 100 e terá o resultado. Na prática, essa variável dirá quanto de cada real que entra na companhia é lucro.
Quanto maior o percentual, melhor. Isso se deve ao “espaço” necessário para fazer investimentos e distribuir lucros. Empresas com baixa margem líquida geralmente não tem como pagar grandes proventos aos seus acionistas.
Buscar o estudo para investir em ações com bons fundamentos é o primeiro passo para montar uma carteira rentável ao longo do tempo. Não basta apenas investir no mercado de risco, é preciso escolher boas companhias. E a melhor maneira de realizar essa atividade é conhecendo os fatores de análise. Assim, é possível evitar organizações ruins e endividadas e adquirir ações de empresas promissoras e com bons fundamentos.
Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!