Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Warren Buffett compra ações japonesas e mercado reage

Warren Buffett compra ações japonesas e mercado reage

O megainvestidor Warren Buffett comprou ações japonesas e o mercado reagiu, com muitos ativos reportando alta por conta da aquisição.

A razão é simples: ele é considerado um guru dos investimentos, é presidente e CEO da gestora Berkshire Hathaway, e sua fortuna pessoal ultrapassa os R$ 118 bilhões.

O investidor de 92 anos adquiriu papéis listados no índice Nikkei e o movimento diz respeito a cinco empresas distintas.

Trata-se da Mitsubishi, Mitsui, Itochu, Marubeni e Sumitomo. A primeira fabrica carros e caminhões, a segunda é uma companhia com atuação diversificada, a terceira é uma holding com mais de 40 empresas no portfólio, e a quarta é um conglomerado industrial. Já a última é líder em comércio e investimento global.

Levantamento da CNBC aponta que a Berkshire Hathaway aumentou suas participações em todas as cinco tradings para 7,4%. Conforme o grupo de mídia, isso é superior às posições de 6,6% na Mitsubishi, 6,6% na Mitsui, 6,2% na Itochu, 6,8% na Marubeni e 6,6% na Sumitomo Corp.

Ativos, hoje

  • Mitsubishi: +2,23%
  • BDR M1UF34: -2,03%
  • Mitsui: +2,39%
  • BDR S1MF34 : -1,27%
  • Sumitomo: +2,69%
  • BDR S1MF34: -1,27%
  • Itochu: +1,79%
  • Marubeni: +2,97%

Ainda de acordo com a CNBC, o megainvestidor pretende se encontrar com as empresas no final desta semana apenas para ter uma discussão sobre os negócios e enfatizar seu apoio.

Também traz que as cinco organizações são conhecidas como sogo shosha, e são conglomerados que importam de tudo, desde energia e metais até alimentos e têxteis para o Japão com poucos recursos. Eles também fornecem serviços aos fabricantes. As tradings ajudaram a crescer a economia japonesa e contribuíram para a globalização de seus negócios.

Imagem mostra pessoas observando a bolsa de valores do Japão.

Warren Buffett e ações japonesas

Vale lembrar que no final de 2022 a gestora de Buffett elevou suas posições nas cinco principais tradings do Japão em pelo menos 1 ponto percentual, para mais de 6% cada – após sua compra inicial em agosto. Na ocasião, ele adquiriu participações no valor total de mais de US$ 6 bilhões.

Já o Nikkei esclareceu que a Berkshire Hathaway se prepara para outra emissão de títulos denominados em ienes, o que foi visto como um sinal de que o conglomerado aumentaria seus investimentos no Japão.

A Bloomberg, por sua vez, destaca que a Berkshire, com sede em Omaha, Nebraska, é uma das maiores emissoras estrangeiras de títulos em ienes.

Também traz que a gestora surpreendeu os mercados japoneses em 2020 quando comprou ações de tradings locais depois de vender um dos maiores negócios de títulos em ienes de todos os tempos por uma empresa estrangeira.