As ações da Axia foram classificadas como uma opção Top Pick dentro do setor de serviços públicos na Bolsa brasileira, aponta o Bank of America em um relatório enviado a clientes.
Segundo os analistas Gustavo Faria e André Silveira, a ex-Eletrobras possui uma exposição direta a preços de energia mais altos e um prêmio hidrelétrico crescente.
Já a Eneva, por exemplo, oferece potencial de alta tática com maior despacho térmico em cenários de estresse.
Sabesp
Por fim, a Sabesp tem potencial para enfrentar volatilidade no curto prazo, mas os fundamentos de longo prazo permanecem intactos e a situação atual pode criar uma oportunidade de compra em momentos de baixa, com a queda impulsionada pelo sentimento do mercado amplamente mitigada pela regulamentação.
“Do ponto de vista do portfólio, combinar AXIA (convexidade do preço da energia) com Sabesp (reversão à média impulsionada pela hidrologia) oferece uma maneira equilibrada de se posicionar para a incerteza do verão”, opinam os analistas.
O Bank of America nota que os níveis mais baixos dos reservatórios pressionam a Sabesp (27% do total, -23 p.p. A/A) e impulsionam o momentum negativo da ação (-7% no acumulado do ano vs. Ibov +3%).
“Embora a situação hidrológica tenha se deteriorado, nosso cenário base ainda não pressupõe um grande racionamento de água em 2026”, ressaltam.
Para os analistas, a proteção regulatória, as projeções de volume retrospectivas e a melhoria na interconexão do sistema limitam as perdas a longo prazo.
“Consideramos que o desempenho recente reflete um cenário excessivamente severo (1,07x EV/RAB) e, embora não descartemos a volatilidade no curto prazo, ela pode criar uma oportunidade de compra ainda maior para o longo prazo”, concluem.
Quer um guia completo sobre como investir em 2026? Clique aqui para receber as melhores alternativas neste relatório gratuito e exclusivo da EQI+.






