Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
Veja as duas ações para enfrentar as “incertezas do verão”: Axia e Sabesp

Veja as duas ações para enfrentar as “incertezas do verão”: Axia e Sabesp

A Axia, por exemplo, possui uma exposição direta a preços de energia mais altos e um prêmio hidrelétrico crescente

As ações da Axia foram classificadas como uma opção Top Pick dentro do setor de serviços públicos na Bolsa brasileira, aponta o Bank of America em um relatório enviado a clientes.

Segundo os analistas Gustavo Faria e André Silveira, a ex-Eletrobras possui uma exposição direta a preços de energia mais altos e um prêmio hidrelétrico crescente.

Já a Eneva, por exemplo, oferece potencial de alta tática com maior despacho térmico em cenários de estresse.

Publicidade
Publicidade

Sabesp

Por fim, a Sabesp tem potencial para enfrentar volatilidade no curto prazo, mas os fundamentos de longo prazo permanecem intactos e a situação atual pode criar uma oportunidade de compra em momentos de baixa, com a queda impulsionada pelo sentimento do mercado amplamente mitigada pela regulamentação.

“Do ponto de vista do portfólio, combinar AXIA (convexidade do preço da energia) com Sabesp (reversão à média impulsionada pela hidrologia) oferece uma maneira equilibrada de se posicionar para a incerteza do verão”, opinam os analistas.

O Bank of America nota que os níveis mais baixos dos reservatórios pressionam a Sabesp (27% do total, -23 p.p. A/A) e impulsionam o momentum negativo da ação (-7% no acumulado do ano vs. Ibov +3%).

“Embora a situação hidrológica tenha se deteriorado, nosso cenário base ainda não pressupõe um grande racionamento de água em 2026”, ressaltam.

Para os analistas, a proteção regulatória, as projeções de volume retrospectivas e a melhoria na interconexão do sistema limitam as perdas a longo prazo.

“Consideramos que o desempenho recente reflete um cenário excessivamente severo (1,07x EV/RAB) e, embora não descartemos a volatilidade no curto prazo, ela pode criar uma oportunidade de compra ainda maior para o longo prazo”, concluem.

Quer um guia completo sobre como investir em 2026? Clique aqui para receber as melhores alternativas neste relatório gratuito e exclusivo da EQI+.