SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
Veja as 5 ações preferidas dos “tubarões do Ibovespa” em 2026

Veja as 5 ações preferidas dos “tubarões do Ibovespa” em 2026

Os estrangeiros já compraram aproximadamente a R$ 15,8 bilhões em ações

O Ibovespa tem presenciado um rali em 2026 que alçou o índice acima dos 180 mil pontos pela primeira vez. Em dólar, o benchmark já acumula neste ano uma valorização de 15%.

Isso acontece, principalmente, por uma invasão de dinheiro externo. Os estrangeiros já compraram aproximadamente a R$ 15,8 bilhões em ações. Este não é, entretanto, um fenômeno exclusivo do Brasil.

Segundo o BTG Pactual, os fluxos de entrada em janeiro para fundos voltados aos mercados emergentes equivalem a quase metade de todos os fluxos observados em 2025.

“Investidores que buscam diversificação para além dos EUA estão rotacionando seus portfólios e aumentando a exposição a fundos GEM. A maioria dos principais pares latino-americanos do Brasil também apresentou um desempenho muito bom em janeiro”, opina o time de analistas liderado por Carlos Sequeira.

Segundo a EPFR, a alocação destes fundos para o Brasil encerrou dezembro em 6,4%, contra 5,6% no final de 2024. “Neste momento, estimamos que os fundos GEM estejam com uma sobreponderação no Brasil de cerca de 200 pontos-base”, aponta o BTG.

Publicidade
Publicidade

Quem eles estão comprando?

Como estes são fundos muito capitalizados, os alvos iniciais são ações que possuem liquidez para uma eventual saída.

Ao longo de 2025, as principais compras líquidas concentraram-se em algumas empresas: Vale (VALE3), Eneva (ENEV3), Sabesp (SBSP3) e Axia (AXIA3). Em 2026, Vale, Petrobras (PETR3; PETR4), MBRF (MBRF3), PRIO (PRIO3) e Eneva (ENEV3) são as principais empresas.

Além disso, oma porcentagem relativamente grande das compras que estamos vendo no Brasil tem sido feita via índices/ETFs.

“A formação de ETFs tem sido forte e está crescendo. Somente neste ano, o número de ETFs brasileiros (EWZ) aumentou 78% em relação ao ano anterior, enquanto em 2025 o crescimento foi de 53%”, conclui o BTG.

3Quer saber mais sobre investimentos no exterior? Clique aqui para conferir no material os 10 melhores ativos para investir fora e exclusivo da EQI+.