A Telefônica Brasil ($VIVT3), controladora da Vivo, anunciou o pagamento de R$ 200 milhões em juros sobre o capital próprio (JCP) referentes ao balanço patrimonial em 31 de julho.
O valor líquido por ação será de R$ 0,10262252267, já descontados os 15% retidos na fonte. A “data com”, em que será feita a listagem de acionistas com direito aos proventos, será na próxima semana, em 22 de setembro, ao fim do pregão da B3.
O pagamento tem como prazo máximo o dia 30 de abril de 2024, e a data exata será divulgada posteriormente pela companhia.
Os JCP são proventos que têm tributação na fonte porque são lançados contabilmente como despesas pelas empresas para redução do lucro – e, consequentemente, do imposto a pagar. A ferramenta inclusive está na mira do governo, que chegou inclusive a apresentar um projeto de lei defendendo o seu fim, em busca de aumento na arrecadação.
Você leu sobre a distribuição de JCP pela Telefônica (VIVT3). Para saber mais sobre as novidades do mercado e seu impacto sobre os investimentos, faça seu cadastro gratuito na EQI Research e tenha acesso a relatórios exclusivos e recomendações feitas por analistas especializados.