A EQI Research está iniciando a cobertura de Tegma (TGMA3) com recomendação de compra e preço alvo de R$ 28,00 para dezembro de 2023. Isso significa um potencial de valorização de 36,3%.
A companhia é considerada uma das companhias líderes no mercado nacional de logística de veículos, com aproximadamente 25% de participação de mercado. Além disso, atua na logística industrial no setor de químicos e eletrodomésticos.
A empresa tem como clientes as principais montadoras nacionais que operam em território nacional, tais como Volkswagen e General Motors. Atua tanto no transporte domésticos de veículos quanto em exportações para portos e países da América do Sul e possui frota majoritariamente formada por motoristas (cegonheiros) e caminhões terceirizados.
- Abra sua conta de investimentos na EQI!
Entre os sócios da empresa estão Mopia Participações e Empreendimentos, com 23,33%; a Coimex Empreendimentos e Participações, com 20%; Kayne Anderson Rudnick Investment Management. LLC, com mais 11%; TPE Gestora de Recursos com 5,14%, entre os maiores acionistas. A fatia de papéis negociadas em bolsa é de 32,34%.

Por que investir em TGMA (TGMA3)?
Segundo a EQI Research, a recomendação de compra é baseada na liderança da companhia no consolidado setor de transporte de automóveis, em que as três principais companhias possuem mais de 80% de participação de mercado.
- Saiba mais: Melhores investimentos para 2023
“Acreditamos que o mercado deva continuar estável, consequência das altas barreiras de entrada criadas na evolução do setor no Brasil. As condições de mercado permitem com que a empresa tenha forte poder de negociação com motoristas autônomos, mantendo assim elevado retorno sobre capital investido, muito diferente de outros segmentos da cadeia automobilística”, diz parte do relatório.
Além disso, o documento aponta na recuperação da produção de veículos nos próximos trimestres, resultado da normalização da cadeia de suprimentos e da demanda reprimida na renovação da frota. O volume transportado pela Tegma deve aumentar em linha com a produção de veículos, permitindo melhor diluição de custos fixos e melhora da rentabilidade.
Principais riscos
Já dentre os riscos da tese de investimento a EQI Research destaca possível recuperação da indústria automobilística abaixo das nossas expectativas, com atividade econômica mais fraca; má alocação de capital pela companhia, o que diminuiria a geração de caixa e a distribuição de dividendos aos acionistas.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI
Outros riscos são possíveis mudanças na regulamentação para aumentar a competitividade do setor, o que pode diminuir as vantagens competitivas da companhia.
Quer ter acesso completo ao relatório de Tegma (TGMA3) e outros documentos da EQI Research? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato