A B3 ($B3SA3) divulgou nesta quarta-feira (30) a terceira prévia da carteira do Ibovespa, confirmando a entrada das ações da rede de academias Smart Fit (SMFT3) e da construtora Direcional (DIRR3) no principal índice da bolsa brasileira.
O documento também ratificou a saída da empresa de tecnologia LWSA (LWSA3) e do grupo de concessionárias Automob (AMOB3), que já haviam sido sinalizadas nas prévias anteriores.
Com essas alterações, o Ibovespa manterá sua composição com 87 ativos de 84 empresas. A nova carteira teórica entrará em vigor a partir de 5 de maio e permanecerá válida até 31 de agosto.
A Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, estreará no índice com participação de 0,373%. Já a Direcional, uma das principais construtoras do país, ingressará com 0,176% de representatividade.
Composição do índice
O Ibovespa continua tendo a Vale (VALE3) como sua maior representante, com 10,655% de participação. O setor financeiro mantém forte presença, com o Itaú Unibanco (ITUB4) ocupando a segunda posição, com 7,775%.
As ações da Petrobras também seguem com significativa representatividade: PETR4 possui 6,246% e PETR3 contribui com 4,254% do índice.
Importância do Ibovespa
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa brasileira e reúne as empresas mais representativas do mercado de capitais nacional. Ser incluído neste índice traz maior visibilidade às companhias, atraindo mais investidores institucionais e estrangeiros, além de potencialmente aumentar a liquidez dos papéis.
A composição do índice é revisada a cada quatro meses, considerando critérios como liquidez e negociabilidade das ações.
Leia também: