SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Home
Notícias
Ações
Raízen tem alternativas para fugir da recuperação judicial?

Raízen tem alternativas para fugir da recuperação judicial?

Também é estudada uma reorganização societária por meio de uma fusão reversa

Em uma grave crise financeira, qual seria a saída para a Raízen (RAIZ4)? Entre as saídas, a Shell e a Cosan (CSAN3) – controladora da companhia – buscam opções ao lado do BTG Pactual (BPAC11), como um aumento de capital de aproximadamente R$ 3 bilhões, de acordo com matéria do jornal Valor Ecomômico. Porém, relatório da Ágora informa que até mesmo uma recuperação judicial poderia ser uma saída, mas outras saídas podem ser consideradas antes.

De acordo com a publicação, também é estudada uma reorganização societária por meio de uma fusão reversa (a Raízen Açúcar & Etanol passaria a controlar os demais negócios, com proporcionalmente menos dívida), realocando endividamento entre Raízen Energia e Raízen Combustíveis para casar melhor os perfis de fluxo de caixa.

“Apesar da difícil situação da Raízen, a empresa possui ativos muito valiosos fora de açúcar & etanol que podem ser essenciais para reequilibrar o quadro. Soluções criativas são possíveis sem a necessidade de levar a companhia à recuperação judicial neste momento”, informou trecho do relatório da Ágora.

Já o aumento de capital seria efetuado por meio de uma conversão parcial de dívida em ações pelos credores. Uma segunda rodada de capitalização no nível de combustíveis poderia trazer fundos de private equity ligados ao BTG, seguida por uma oferta secundária para dar liquidez aos credores que converterem dívida em ações. A Raízen Combustíveis terminaria com alavancagem de 3,0x EBITDA.

Revisão do rating

Nessa situação complexa, o banco Safra colocou o rating da companhia em revisão. Relatório assinado pelo analista Conrado Vegner, avalia que essa medida se torna necessária até que a gestão divulgue um novo plano de turnaround.

Publicidade
Publicidade

“Decidimos colocar nossa recomendação em revisão até obtermos mais informações. Mantemos a visão de que a empresa pode resolver seus problemas de estrutura de capital com um aumento de capital e/ou acelerando o plano de venda de ativos para reforçar caixa”, diz o relatório.