Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
PT questiona no STF capitalização da Copel (CPLE6)

PT questiona no STF capitalização da Copel (CPLE6)

O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a operação de capitalização da Copel (CPLE6), que pode viabilizar sua privatização seguindo o modelo adotado na Eletrobras (ELET3).

O partido solicita uma medida cautelar para suspender o processo de capitalização. Além disso, busca que seja declarada a inconstitucionalidade de uma série de artigos da Lei Estadual nº 21.272, de 24 de novembro de 2022, que autorizou a referida operação.

Segundo o PT, essa medida viola o pacto federativo “devido à interferência do Estado do Paraná no direito de propriedade da União Federal”.

O partido argumenta que há uma restrição para que qualquer acionista ou grupo de acionistas exerça votos em quantidade superior a dez por cento do total de ações.

O PT menciona que o BNDESPar detém aproximadamente 24% do capital social da Copel. A legenda alega ainda que o texto da lei infringe os princípios constitucionais de “razoabilidade, proporcionalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência da Administração Pública” diante do que seria uma “grave lesão ao patrimônio e ao interesse público no processo de desestatização” da empresa de energia paranaense.

Publicidade
Publicidade

INVISTA LÁ FORA: DESCUBRA O CAMINHO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E SEGURO PARA DOLARIZAR SUA CARTEIRA