A prévia da Petrobras (PETR4) revelou um aumento na produção. A petroleira registrou uma produção média de 2,699 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) no segundo trimestre de 2024 (2TRI24), representando um aumento de 2,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a companhia, esse crescimento foi impulsionado pelo ramp-up dos FPSOs Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, além da entrada em operação de 12 novos poços em projetos complementares, sendo oito na Bacia de Campos e quatro na Bacia de Santos.
Comparado ao primeiro trimestre de 2024 (1TRI24), a produção, no entanto, foi 2,8% inferior, principalmente devido a um maior volume de perdas por paradas para manutenções, conforme previsto no Plano Estratégico 2024-2028+, e ao declínio natural de campos maduros.
A companhia explicou que esses fatores foram parcialmente compensados pela entrada de novos poços nas Bacias de Campos e Santos e pelo avanço do ramp-up do FPSO Sepetiba no campo de Mero. Em 29 de junho, o segundo poço produtor do FPSO Sepetiba entrou em operação, elevando a produção da plataforma para 90 mil barris por dia (Mbpd) de óleo.

Leia também:
Prévia da Petrobras (PETR4): refino e vendas de derivados
No segmento de Refino, Transporte e Comercialização, as vendas de derivados no mercado interno aumentaram 3,2% no segundo trimestre do ano, em comparação ao trimestre anterior, em linha com a sazonalidade do mercado.
Enquanto isso, o fator de utilização total (FUT) do parque de refino permaneceu elevado, alcançando 91% no 2TRI24, mesmo com as paradas programadas nas refinarias REPLAN, REDUC, RECAP, REVAP e REGAP, que envolveram cerca de 5.400 pessoas e foram realizadas com sucesso, respeitando os requisitos de segurança, meio ambiente e saúde.
A participação do óleo do pré-sal na carga de refino atingiu um recorde trimestral de 69%, 2 pontos percentuais acima do primeiro trimestre do ano, favorecendo a produção de derivados de maior valor agregado e reduzindo as emissões. As vendas de diesel S-10 representaram 63,9% das vendas totais de óleo diesel no 2TRI24, estabelecendo um novo recorde trimestral, de acordo com a empresa.
Você leu sobre prévia da Petrobras. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!