A Petrobras ($PETR4) informou que foi publicada decisão cautelar no âmbito de uma ação popular em curso na 21ª Vara Cível Federal de São Paulo (SP), que determinou a suspensão de Sérgio Machado Rezende do exercício do cargo de Conselheiro de Administração.
De acordo com a petroleira, decisão é baseada em alegada inobservância de requisitos do Estatuto Social da companhia no processo de indicação de Machado. “A Petrobras buscará a reforma da referida decisão por meio do recurso cabível, de forma a defender a higidez de seus procedimentos de governança interna, como tem atuado em outras ações em curso na mesma Vara questionando indicações ao Conselho”, indicou a companhia.
Rezende foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao conselho e seu mandato terminaria neste mês e ventila-se a hipótese dele não ser reconduzido ao cargo. A suspensão do ex-ministro de Ciência e Tecnologia ocorre após um pedido feito pelo deputado Leonardo Siqueira (Novo-SP), que havia apontado suposta irregularidade nessa indicação.
Leia também:
Rezende estava há um ano no conselho da Petrobras (PETR4)
Sérgio Rezende foi ministro da Ciência e Tecnologia no segundo mandatos de Lula, entre 2005 e 2011. A presença dele era questionada desde o ano passado pelo fato de Rezende ter sido dirigente do PSB e, quando houve a indicação, não teria ocorrido a quarentena exigida entre uma função e outra.
Você leu sobre Petrobras (PETR4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!