A 14ª Vara Federal do Distrito Federal negou uma liminar que pedia a suspensão da nomeação de Jean-Paul Prates para ocupar o cargo de diretor-presidente da Petrobras (PETR4).
Ele é Senador da República pelo PT do Rio Grande do Norte e é o nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também é advogado e economista, além de empresário.
A ação foi proposta pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP), para quem a indicação do político feria a legislação vigente.
Entretanto, este não foi o entendimento do juiz Eduardo Rocha Penteado, que indeferiu o pedido justificando que não existem indícios de que Prates tenha exercido qualquer cargo formal na direção ou gestão de partidos — o que o impediria de assumir a presidência da Petrobras, conforme determinação da Lei das Estatais.

Petrobras (PETR4): nomeação iminente
Ontem Prates conversou com representantes de várias áreas em uma sala preparada para receber os empregados. Ele tomou conhecimento da situação da companhia e o planejamento que está sendo executado pela atual gestão, ainda formada por indicados pelo governo Bolsonaro.
Segundo o Estadão, o clima foi de “absoluta cooperação”, e considerado produtivo pelos participantes. Entre os assuntos tratados estiveram a logística, a comercialização, o refino, o gás e a conformidade. Nesta quinta a reunião continua.
Vale lembrar que o ex-CEO da Petrobras, Caio Paes de Andrade, renunciou ao cargo duas semanas atrás.
Proventos contestados
Uma ação contra a petroleira na Justiça Federal do Rio de Janeiro, por parte da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro), contra a distribuição de dividendos da companhia, respingou nos papéis da Petrobras na bolsa de valores.
Os sindicalizados pediam o cancelamento do pagamento de proventos e, por conta disso, as ações PETR3 e PETR4 reportaram baixa, ontem, depois de subir no dia anterior impulsionado principalmente pelo movimento do petróleo no cenário internacional.
Ibovespa
A ação PETR3 encerrou o dia 18 de janeiro de 2022 cotada em R$ 28,53, enquanto a PETR4 encerrou cotada em R$ 25,07.
- Quer saber mais sobre a Petrobras (PETR4) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!