A Petrobras (PETR4) tenta há meses vender a Refinaria Mucuripe (Lubnor), no Ceará, como forma de dar prosseguimento ao seu projeto de desinvestimento.
Entretanto, pela falta de interessados, o ativo seria retirado da lista de venda da estatal, porém, o Conselho Administrativo de defesa Econômica (CADE) estendeu o prazo para a petroleira.
De acordo com documento encaminhado ao mercado, o prazo de análise foi ampliado em 180 dias tendo em vista que a venda da unidade para a Grepar depende de aval do tribunal da autarquia.
Também traz que a venda do ativo faz parte de um compromisso assumido pela estatal com o Cade em junho de 2019, em Termo de Compromisso de Cessação (TCC). Pelo acordo, a Petrobras se comprometeu a vender oito refinarias.

Petrobras (PETR4) x Acelen
Em outro trâmite envolvendo o CADE, a Acelen, dona da Refinaria Mataripe, na Bahia, entrou com um pedido de medidas preventivas contra a Petrobras junto à autarquia.
A empresa, pertencente ao Mubadala, quer que o órgão mande a estatal suspender eventuais práticas de abusos na venda de óleo à refinaria.
Acontece que a Acelen suspeita que a Petrobras esteja vendendo óleo mais caro para ela e pede que o CADE assegure condições isonômicas para o fornecimento do insumo.
Política de preços
Vale lembrar que no dia 15 de maio de 2023 a Diretoria Executiva da Petrobras aprovou sua estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação.
A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.
Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas alternativas para a empresa, entre elas a produção, importação e exportação do produto.
As premissas, segundo nota divulgada pela empresa, são preços competitivos por polo de venda, participação “ótima” da Petrobras no mercado, otimização dos seus ativos de refino e rentabilidade de maneira sustentável.
Bolsa
Por volta das 14h20 a ação PETR4 subia 1,22%, cotada em R$ 26,57.
- SAIBA MAIS SOBRE A PETROBRAS (PETR4) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE