Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Petrobras (PETR3; PETR4) esclarece que venda de refinaria está sob investigação

Petrobras (PETR3; PETR4) esclarece que venda de refinaria está sob investigação

A Petrobras (PETR3; PETR4) divulgou nota sobre venda de refinaria. A empresa esclareceu que a venda da Refinaria Landulpho Alves, localizada na Bahia, foi submetida ao Tribunal de Contas da União (TCU) antes da concretização da venda. Em nota, a petroleira informa que o tribunal concluiu que o processo atendeu à referida sistemática.

A empresa informou ainda que foi instaurado procedimento administrativo para avaliação desse processo específico, que se encontra sob a apreciação das áreas de integridade pertinentes da companhia.

“As conclusões dos órgãos de controle e instituições de fiscalização/investigação serão levadas em consideração e pautarão a atuação da empresa, sendo de extrema relevância para a preservação do patrimônio público e privado que representa a Petrobras”, comentou a companhia.

Leia também:

Venda de refinaria: entenda a questão

Em notícias divulgadas ontem, uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) teria identificado supostas fragilidades no processo de venda, ocorrido entre 2019 e 2021. O relatório do órgão revelou que a principal questão estava na venda da refinaria por um valor abaixo do mercado, sendo influenciada principalmente pela escolha do momento do negócio, ocorrido durante a pandemia de covid-19 e em um período de baixa cotação internacional do petróleo.

Publicidade
Publicidade

Após a venda, a unidade foi rebatizada como Refinaria de Mataripe e foi adquirida pelo fundo Mubadala Capital, divisão de investimentos da Mubadala Investment Company, uma empresa de investimentos com sede em Abu Dhabi, por US$ 1,65 bilhão (equivalente a R$ 8,08 bilhões pela taxa de câmbio atual), de acordo com informações sobre venda de refinaria da Petrobras.