A Petrobras ($PETR4) diz que vem cumprindo rigorosamente o contrato de compra e venda da Refinaria de Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), assinado com a Grepar em maio de 2022. A informação é do Valor Econômico.
A petroleira afirma que está atuando para o cumprimento das condições precedentes estabelecidas no contrato e fatos julgados relevantes sobre o tema serão tempestivamente divulgados ao mercado.
Segundo o jornal, a companhia pode buscar um novo desenho para o negócio, avaliando agora arrendar ou se tornar sócia da Grepar na refinaria, especializada na produção de asfaltos.
Vale lembrar que a Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste, também conhecida como Lubnor, foi inaugurada em 1966, em Fortaleza.
A empresa produz 235 mil toneladas/ano de asfaltos e 73 mil metros cúbicos por ano de lubrificantes naftênicos. A refinaria responde por cerca de 13% da produção de asfaltos do Brasil.
Agentes de mercado reclamam que mesmo após o aval unânime do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a venda da refinaria, o negócio ainda não foi finalizado.
Há quem acuse a petroleira de protelar a concretização da venda para a Grepar, que já havia sido firmada em contrato.
Também dizem que a estatal está cogitando arrendar ou até mesmo se tornar sócia da empresa compradora, o que não estava previsto nos termos estabelecidos. A Grepar não aceita esta possível mudança no modelo do negócio.
Além disso, a Petrobras ainda não resolveu o impasse relativo ao terreno ocupado pela Lubnor. A maior parte da terra pertence à União e uma porção menor é da Prefeitura de Fortaleza. Segundo a Grepar, este óbice não seria impeditivo para o fechamento da aquisição.
MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES
Bolsa
Por volta das 15h15 a ação PETR4 subia 0,89%, cotada em R$ 30,49. O ativo reporta alta de quase 18% no período de seis meses, e queda de quase 19% no período de um ano.

- VOCÊ LEU SOBRE A PETROBRAS (PETR4) E PODE INVESTIR NA COMPANHIA; SAIBA MAIS