Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Petrobras (PETR4) bate recorde de produção de gasolina e diesel S10 em junho

Petrobras (PETR4) bate recorde de produção de gasolina e diesel S10 em junho

A Petrobras (PETR4) bateu recordes mensais de produção de gasolina e diesel S10, em junho, conforme documento encaminhado ao mercado.

A petroleira está entre as principais companhias de exploração do planeta e é especialista em águas ultra profundas.

O relatório aponta que somente de gasolina foram produzidos 2,01 bilhões de litros, melhor resultado desde 2014. Já a produção de diesel S10, chegou aos 2,11 bilhões de litros, superando o recorde anterior de maio deste ano.

Também traz que as vendas acompanharam o aumento da produção. Em junho, as vendas registraram aumento, em relação ao mesmo período do ano passado, de 26% na gasolina, 2,9% no diesel S10 e 5,7% no querosene de aviação.

E acrescenta que o Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias da Petrobras no segundo trimestre atingiu a marca de 93%, de acordo com a companhia, o melhor resultado desde 2015. O FUT considera o volume de carga de petróleo processado e a carga de referência das refinarias, ou seja, sua capacidade operacional, respeitando os limites de projeto dos equipamentos, os requisitos de segurança e a qualidade dos derivados produzidos.

Publicidade
Publicidade

Por fim, elencou que os resultados revelam o aumento das vendas no mercado interno e a estratégia adotada pela Petrobras de investir em refino, “visando garantir o atendimento de seus compromissos comerciais com confiabilidade, disponibilidade operacional e rentabilidade das suas unidades”, diz em nota.

Petrobras (PETR4): fator de utilização

A Petrobras elevou o fator de utilização total de suas refinarias no segundo trimestre deste ano para 93%, o maior nível desde 2015, registrando em junho recorde mensal em quase dez anos na produção de gasolina e máxima histórica no diesel.

Em documento, destacou que a produção de gasolina da Petrobras cresceu 26% em junho ante um ano antes, para 2,01 bilhões de litros, maior volume desde 2014, disse a empresa.

O relatório aponta, ainda, que a produção de diesel S10 da companhia cresceu 2,9% em junho, para 2,11 bilhões de litros, superando o recorde anterior de maio deste ano. No mesmo período, a empresa elevou em 5,7% a produção de querosene de aviação, mas não informou o volume.

Bolsa

A ação PETR4 encerrou o dia 11 de julho de 2023 cotada em R$ 29,15. O ativo reporta alta de quase 20% no período de seis meses, bem como alta de 1,64% no período de um ano. O BTG Pactual (BPAC11) tem recomendação neutra para a companhia, com preço-alvo em R$ 34.

Gráfico mostra a ação PETR4 na Bolsa.