A Novo Nordisk, fabricante do medicamento Ozempic, destronou a LVMH, grupo de bens de luxo do bilionário Bernard Arnault, como a empresa mais valiosa da Europa. As ações da farmacêutica dinamarquesa subiram 40% este ano, impulsionadas pela busca expressiva de seus medicamentos.
No fechamento do pregão de segunda-feira (4), a Novo Nordisk tinha uma capitalização de mercado de 2,96 trilhões de coroas dinamarquesas (cerca de US$ 428 bilhões). Já o valor de mercado da LVMH era de cerca de US$ 416 bilhões.
O grupo francês, dono de grifes como Louis Vuitton, Dior e Tiffany & Co., foi prejudicado pela desaceleração da economia chinesa. Nos últimos seis meses, as ações da LVMH caíram cerca de 8%. No ano, os ganhos do conglomerado são de 9,36%.

Ozempic e Wegovy impulsionam negócios da Novo Nordisk
As vendas dos medicamentos Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk, dispararam nos últimos meses. Ozempic é um medicamento desenvolvido para tratar diabetes tipo 2, que contém o mesmo princípio ativo do Wegovy. Os remédios passaram a ser prescritos por alguns profissionais para auxílio na perda de peso.
Na segunda-feira (4), a farmacêutica anunciou que o Wegovy estará disponível no Reino Unido “por meio de um lançamento controlado e limitado”. O Serviço Nacional de Saúde de Inglaterra, que é público, confirmou que disponibilizaria o medicamento “como uma opção” para o controle de peso da população.
Contudo, a disponibilidade será limitada a pacientes com “pelo menos uma” condição relacionada ao peso, como hipertensão ou doença cardiovascular.