Pai da Teoria Moderna de Carteiras, o economista Harry Markowitz morreu aos 95 anos. Ele também ganhou um Prêmio Nobel pela contribuição às finanças frente o pensamento tradicional sobre a compra de ações de sua época.
A teoria por ele desenvolvida discorre sobre como os investidores podem construir carteiras para otimizar ou maximizar o retorno esperado com base em um determinado nível de risco de mercado, enfatizando que o risco é uma parte inerente de maior retorno.
Antes de ele “colocar na praça” suas ideias, as pessoas eram incapazes de entender o conceito de diversificação nos investimentos. Por isso, sua proposta foi considerada inovadora desde cedo.
Markowitz nasceu em Chicago, em 24 de agosto de 1927, e faleceu em San Diego, em 22 de junho de 2023. Ele recebeu o Prêmio Teoria John von Neumann de 1989 e o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1990.
O economista estava hospitalizado por conta de uma pneumonia e sepse, que é quando a resposta do corpo a uma infecção causa danos aos seus próprios tecidos e órgãos.
Pai da Teoria Moderna de Carteiras
Professor de finanças da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Fábio Gallo disse que a teoria criada por Markowitz é a base do conhecimento atual em finanças. “Ele foi, sem dúvida, o economista que alçou o patamar dos gênios da humanidade”, destacou.
Isso porque a estratégia de Markowitz é baseada em sua percepção de que o desempenho de uma ação individual não é tão importante quanto o desempenho e a composição de todo o portfólio de um investidor.
O Comitê do Nobel também reconheceu que a teoria original do portfólio de Markowitz foi a base para “uma segunda contribuição significativa para a teoria da economia financeira”: o Capital Asset Pricing Model.
Vale lembrar que o CAPM é a teoria que explica a formação de preço para ativos financeiros e foi desenvolvida por William Sharpe e outros pesquisadores na década de 1960.
A teoria
A Teoria Moderna de Carteiras é fundamentada na relação básica entre risco e retorno, ou seja, o risco em qualquer carteira depende menos do risco de suas ações componentes e de outros ativos. Mas, sim, depende mais de como eles se relacionam entre si.
Segundo ele, a regra mais antiga do corolário financeiro é que risco e retorno estão relacionados. Se o investidor pretende obter um retorno esperado mais alto, deve assumir mais riscos. Se pretende reduzir o risco, só pode fazê-lo ao custo do retorno esperado.
Quando o investidor aloca dinheiro de forma distribuída, ele reduz o risco de qualquer um destes ativos perder valor e levar seu portfólio e metas financeiras de vida embora.
Essa foi a grande lição de Markowitz, dizem seus discípulos.
- SE VOCÊ COMPREENDEU A TEORIA MODERNA DE CARTEIRAS E ACHOU INTERESSANTE, COMECE A DIVERSIFICAR SEUS INVESTIMENTOS