A dupla listagem da JBS (JBSS3) pode comprometer os dividendos, segundo levantamento da Moody’s.
De acordo com a agência de classificação de risco, o plano da processadora de carnes de realizar pagamento extraordinário de dividendos da ordem de US$ 450 milhões “reduz marginalmente a liquidez em um momento de enfraquecimento do desempenho operacional”.
Também disse que a análise já considera a perspectiva de aprimoramento da governança, menor exposição à volatilidade do câmbio e de diminuição de custos de financiamento trazida pelo plano de listagem na Nyse, anunciado hoje.
“Supondo que a JBS financie o pagamento extra de dividendos usando dívida, projetamos seu índice de alavancagem (dívida total sobre Ebitda) em uma base pro-forma em 2023 tenderia a níveis ligeiramente acima de 5 vezes e a cobertura de juros ficaria abaixo de 2 vezes”, afirmou.
E concluiu: “a maior alavancagem reflete principalmente o fluxo de caixa enfraquecido das operações em comparação com os anos de 2021 e 2022, devido aos fundamentos de mercados mais fracos, principalmente para produtores de carne bovina dos EUA.”
JBS (JBSS3): dupla listagem
Vale lembrar que a JBS propôs uma listagem de ações no Brasil e outra nos Estados Unidos.
A companhia é a maior produtora de carnes do mundo, e o movimento tem por objetivo ampliar sua capacidade para investir e crescer com menor custo de capital.
A proposta, registrada nesta quarta-feira no órgão regulador de mercados dos Estados Unidos (SEC), fará com que sua estrutura de capital melhor reflita a plataforma global da empresa, e abre caminho para destravar o valor das ações, que hoje são negociadas a múltiplos abaixo da rival Tyson Foods (TSN) e Pilgrim’s Pride, que é controlada pela própria JBS.
As informações constam de documento público encaminhado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Bolsa
A ação JBSS3 encerrou o dia 12 de julho de 2023 cotada em R$ 18,80.

- SAIBA MAIS SOBRE A JBS (JBSS3) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE