Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Dupla listagem da JBS (JBSS3) respinga em dividendos, diz Moody’s

Dupla listagem da JBS (JBSS3) respinga em dividendos, diz Moody’s

A dupla listagem da JBS (JBSS3) pode comprometer os dividendos, segundo levantamento da Moody’s.

De acordo com a agência de classificação de risco, o plano da processadora de carnes de realizar pagamento extraordinário de dividendos da ordem de US$ 450 milhões “reduz marginalmente a liquidez em um momento de enfraquecimento do desempenho operacional”.

Também disse que a análise já considera a perspectiva de aprimoramento da governança, menor exposição à volatilidade do câmbio e de diminuição de custos de financiamento trazida pelo plano de listagem na Nyse, anunciado hoje.

“Supondo que a JBS financie o pagamento extra de dividendos usando dívida, projetamos seu índice de alavancagem (dívida total sobre Ebitda) em uma base pro-forma em 2023 tenderia a níveis ligeiramente acima de 5 vezes e a cobertura de juros ficaria abaixo de 2 vezes”, afirmou.

E concluiu: “a maior alavancagem reflete principalmente o fluxo de caixa enfraquecido das operações em comparação com os anos de 2021 e 2022, devido aos fundamentos de mercados mais fracos, principalmente para produtores de carne bovina dos EUA.”

Publicidade
Publicidade

JBS (JBSS3): dupla listagem

Vale lembrar que a JBS propôs uma listagem de ações no Brasil e outra nos Estados Unidos.

A companhia é a maior produtora de carnes do mundo, e o movimento tem por objetivo ampliar sua capacidade para investir e crescer com menor custo de capital.

A proposta, registrada nesta quarta-feira no órgão regulador de mercados dos Estados Unidos (SEC), fará com que sua estrutura de capital melhor reflita a plataforma global da empresa, e abre caminho para destravar o valor das ações, que hoje são negociadas a múltiplos abaixo da rival Tyson Foods (TSN) e Pilgrim’s Pride, que é controlada pela própria JBS.

As informações constam de documento público encaminhado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Bolsa

A ação JBSS3 encerrou o dia 12 de julho de 2023 cotada em R$ 18,80.

Gráfico mostra a ação JBS (JBSS3) na Bolsa.