A Grendene ($GRND3) liderou a lista dos maiores pagadores de dividendos no semestre, deixando a Petrobras ($PETR4) na segunda posição.
O levantamento foi feito pelo Trademap e surpreendeu o mercado, visto que a petroleira vinha na dianteira já há um bom tempo.
Inclusíve, existe um ruído politico no entorno da estatal que deve mesmo reduzir o volume do repasse para a metade, redirecionando a outra metade para pesquisa e desenvolvimento.
Ainda assim, até o momento a Petrobras não confirmou essa informação e, por enquanto, tudo está no campo das ideias e intenções do novo governo.
Em relação à Grendene, o Trademap explicou que considerou, na apuração, as empresas que integram os índices Ibovespa, Small Cap, índice de Dividendos (IDIV) e Índice Brasil 100 (IBrX 100).
Vale lembrar que a companhia calçadista detém as marcas Ipanema, Melissa e Rider, e distribuiu R$ 1 bilhão em dividendos no mês de maio.
A Terceira maior pagadora de dividendos deste ranking volta a ser a Petrobras, mas desta vez os proventos estão atrelados à ação PETR3, que são os papéis ordinários da companhia.
A principal diferença entre as ações de tipo 3 e 4 é que as ações de tipo 4 são as chamadas ações preferenciais, de sigla PN, enquanto as de tipo 3 são ações ordinárias, de sigla ON.
Na prática, as ON dão direito a voto nas assembleias da empresa e as PN dão direito a receber primeiro os lucros distribuídos aos acionistas.
Maiores pagadores de dividendos
Ainda de acordo com o levantamento do Trademap, os maiores pagadores de dividendos do semestre, excluindo as três primeiras, são:
- Metal Leve ($LEVE3)
- CSN ($CSNA3)
- CSN Mineração ($CMIN3)
- Auren ($AURE3)
- Taurus Armas ($TASA4)
- Copasa ($CSMG3)
- Banrisul ($BRSR6)
- Irani ($RANI3)
- Energias BR ($ENBR3)
- Brasil ($BBAS3)
- WIZ ($WIZS3)
- CPFL Energia ($CPFE3)
- Bradesco ($BBDC3)
- Bradesco ($BBDC4)
- JHSF ($JHSF3)
- Log ($LOGG3)
- BB Seguridade ($BBSE3)
- Alupar ($ALUP11)
- SLC Agrícola ($SLCE3)
- Positivo ($POSI3)
- Sanepar ($SAPR11)
- Telefônica Brasil ($VIVT3)
Dividendos
Conceitualmente, dividendos são uma parcela do lucro da empresa que acaba sendo repassado ao acionista. Se a empresa auferir lucro, o conselho pode decidir pela distribuição. Caso não obtenha lucro naquele período fiscal, o conselho não precisa distribuir proventos.
Segundo analistas, trata-se de uma maneira recomendada de obter renda recorrente e de forma passiva, ou seja, proporcionando com que o dinheiro trabalhe para seu detentor.
Desta forma, a parte mais complexa é encontrar boas empresas, com fundamentos sólidos, em um mar de companhias listadas. No Brasil são mais de 400 empresas na Bolsa.
Bolsa
Por volta das 15h35 a ação GRND3 subia 0,66%, cotado em R$ 7,66.
