O conselho de administração da Localiza (RENT3) aprovou a criação de um programa de recompra de ações, com até 70 milhões de papéis. O número equivale a 8,3% do total de ações da empresa em circulação.
O objetivo da companhia é promover a liquidação das opções de compra de ações no âmbito dos planos de incentivo de longo prazo, ou maximizar a geração de valor para os acionistas, caso haja redução significativa no valor das ações.
AGENDA DE DIVIDENDOS: TENHA UM ANO INTEIRO DE RENDA PASSIVA
A Localiza diz que as ações adquiridas serão mantidas em tesouraria para alienação e/ou cancelamento e manutenção dos planos de incentivo de longo prazo.
A expectativa é de que o programa dure cerca de 12 meses. Seu início será no próximo domingo (23) e o fim em 22 de julho do próximo ano.
O que é recompra de ações?
Também conhecida como “share buyback” em inglês, a recompra de ações é uma prática na qual uma empresa decide comprar seus próprios papéis do mercado aberto.
Isso significa que a companhia usa seus recursos financeiros para adquirir parte de suas ações em circulação, reduzindo, assim, o número disponível para investimento no mercado.
As recompras de ações são regulamentadas pelas autoridades financeiras e devem ser realizadas dentro de certos limites e diretrizes para proteger os interesses dos acionistas minoritários, além de evitar práticas fraudulentas.
Como funciona a recompra ações?
Quando uma empresa decide realizar a recompra de ações, ela define um plano que estabelece o número que pretende adquirir, bem como o prazo para a conclusão dessa operação.
Em seguida, a companhia se envolve no mercado, comprando as ações de seus acionistas por meio de leilões ou acordos diretos.
Caso as ações sejam canceladas, o número de acionistas diminui. Com isso, o lucro total é dividido por menos pessoas, o que significa que a empresa retém mais o lucro pelos ativos que tem.
Se as ações forem mantidas em sua tesouraria, a empresa esperará o melhor momento para vendê-las. De maneira que a projeção é de que o preço suba, a operação tem o objetivo de gerar lucro.
ABRA SUA CONTA NA EQI INVESTIMENTOS, AGORA CORRETORA!
Por que uma empresa faz recompra de ações?
Há várias razões pelas quais as empresas podem optar por uma recompra de ações:
- Aumento do valor das ações: ao comprar os próprios papéis, a empresa reduz a quantidade de ações em circulação, o que pode aumentar o valor das remanescentes. A demanda relativa por ações pode aumentar, o que pode levar a uma elevação do preço no mercado.
- Sinalização de confiança: a recompra de ações pode ser vista como um sinal positivo pela administração da empresa, pois demonstra que têm confiança no futuro desempenho. Os investidores podem interpretar isso como um indicador de que a companhia está performando bem ou de que o desempenho futuro será sólido.
- Aumento dos lucros por ação: quando a empresa compra suas próprias ações, a quantidade total de lucros é dividida entre um número menor de papéis em circulação. Isso pode aumentar o lucro por ação (LPA), tornando o investimento mais atraente.
- Utilização do excesso de capital: se a empresa possui excesso de capital e não tem oportunidades de investimento significativas para expandir seus negócios, a recompra de ações pode ser uma forma eficiente de retornar valor aos acionistas.
- Defesa contra aquisições hostis: a recompra de ações pode ser um mecanismo da empresa para tornar-se menos atraente para possíveis compradores. Com isso, ela aumenta o controle da própria administração e reduz a quantidade de ações disponíveis para aquisição por terceiros.
Um outro motivo para a recompra de ações pode ser o menor gasto com impostos para as empresas.
Além disso, a estratégia pode ser utilizada para atender o programa de “stock options” da empresa. Nesse caso, em vez de emitir novas ações para dar aos seus executivos, a empresa as compra no mercado. Assim, não há diluição.
É algo positivo?
O programa costuma ser bem visto por investidores. Isso porque, para o acionista, acaba sendo vantajoso na maioria das vezes. Mesmo o acionista minoritário passa a ser dono de uma porcentagem maior da empresa, o que tem potencial de aumentar seu patrimônio.
Além disso, caso a empresa cancele as ações, o acionista passará a ter uma fatia maior da empresa. Portanto, receberá permanentemente mais dividendos pelas mesmas ações que detém.
Mas nem sempre o programa soa positivo. Às vezes, as empresas utilizam a estratégia de recompra de ações quando suas ações estão sobrevalorizadas, o que pode resultar em um uso ineficiente do capital e não gerar retornos significativos para os acionistas.