Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Boi na linha: JBS (JBSS3) é processada nos EUA

Boi na linha: JBS (JBSS3) é processada nos EUA

A JBS (JBSS3) terá de enfrentar uma ação nos Estados Unidos por supostamente adulterar informações sobre os impactos ambientais de seus negócios por lá. Ação foi ajuizada em Nova York pela procuradora-geral do estado, Letitia James.

O alvo das ações são duas subsidiárias da JBS nos EUA: a JBS USA Food Company e a JBS USA Food Company Holdings. A ação cita que a empresa brasileira teria informado que iria zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2040. Porém, ao mesmo tempo, existem planos para ampliar a produção por lá – o que implicaria em um aumento das emissões, e não o contrário.

 Essa ação ocorre em um momento em que a companhia se prepara para fazer a sua dupla listagem de ações. Essa é a proposta que a companhia vai levar aos seus acionistas, que vale para listagem de suas ações em bolsa de valores, no Brasil e nos Estados Unidos, que terá por objetivo ampliar a sua capacidade de investimento para expansão da companhia e aumentar o acesso de investidores institucionais e de varejo às ações representativas das operações consolidadas da JBS.

Entenda a dupla listagem da JBS (JBSS3)

A proposta a ser submetida aos acionistas da companhia será a de promover uma dupla listagem no Brasil e nos Estados Unidos, tendo como veículo a subsidiária JBS N.V.1, uma sociedade constituída de acordo com as leis da Holanda.

Na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a JBS N.V. será registrada como emissora estrangeira para listar BDRs Nível II na B3 lastreados em Class A Shares. Já na Securities and Exchange Commission (SEC), a JBS N.V. será registrada como emissora estrangeira (Foreign Private Issuer – FPI) para listar suas Class A Shares na bolsa de Nova York.

Publicidade
Publicidade

“Esta proposta aumentará a transparência e fortalecerá nossa governança, atrairá uma base mais ampla de investidores com maior capacidade financeira e aumentará nossa flexibilidade de emissão de ações para financiar oportunidades de crescimento e desalavancagem, além de reduzir nosso custo de capital, permitindo que a empresa concorra em pé de igualdade com seus pares globais”, afirma Guilherme Cavalcanti, CFO global da JBS, na ocasião da divulgação do plano, em julho do ano passado.

Leia também:

JBS (JBSS3): BofA eleva recomendação

Apesar dos problemas judiciais que a companhia frigorífica está prestes a enfrentar nos EUA, o Bank of America eleva a recomendação das ações da empresa de neutra para compra. Em seu relatório, a instituição norte-americana entende que a JBS possui um valuation considerado atrativo e aguarda uma elevação dos lucros da empresa. O preço-alvo também foi elevado para R$ 30.

Atualmente, as ações da JBS estão entre as maiores elevações do Ibovespa, tendo uma alta de 2,76%, com a ação sendo negociada a R$ 23,09.

Você leu sobre JBS (JBSS3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!