SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Home
Notícias
Ações
Jalles (JALL3) tem estratégia que blinda empresa contra a volatilidade do açúcar

Jalles (JALL3) tem estratégia que blinda empresa contra a volatilidade do açúcar

Segundo relatório da BB Investimentos, isso se dá via hedges mais longos

A Jalles (JALL3), uma das maiores exportadoras de açúcar orgânico do mundo, atravessa o atual ciclo de baixa do preço do açúcar adotando uma estratégia de gestão de riscos. Segundo relatório da BB Investimentos, isso se dá via hedges mais longos do que a média do setor pelo e maior controle sobre custos e alocação de capital. Para a próxima safra, a companhia já conta com cerca de 80% da exposição ao açúcar protegida, e para 2027/28, já possui 40% de hedge, considerando um cenário com maior direcionamento ao etanol.

“Essa estratégia permite reagir rapidamente às mudanças de mercado, já que o hedge financeiro consegue remunerar a companhia de forma equivalente ao etanol quando necessário”, diz trecho do relatório.

Segundo o documento acrescenta, os ciclos de baixa no setor costumam durar cerca de dois anos, ou seja, espera-se que a maior proteção comercial do momento pode ser revertida no médio prazo, e que os preços retornem gradualmente para níveis mais próximos da média histórica.

Disciplina financeira

Em paralelo, a companhia sucroalcooleira aproveita o momento para reforçar disciplina financeira, reduzindo capex não essencial e priorizando investimentos focados em produtividade e mitigação de risco climático.

A companhia também intensifica seu foco em competitividade no etanol, com ajuste de mix favorecendo o biocombustível por razões logísticas e tributárias, além de iniciativas de redução de mão de obra e custos operacionais.

Publicidade
Publicidade

Como foi o balanço

A Jalles reportou números considerados neutros pela casa de análise no terceiro trimestre da safra de 2026, mesmo diante de contexto bastante difícil para o setor. A companhia terminou o período com dívida líquida praticamente estável (+0,5%), mas com alavancagem menor a/a, em 1,2x.

Em investimentos, o capex recorrente aumentou (renovação e manutenção antecipada pela safra encerrar mais cedo), enquanto o capex de expansão diminuiu, com projetos industriais concluídos e contenção de gastos não essenciais diante do ciclo de baixa do açúcar.