O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou que vai realizar a divisão de Itaú BBA, seu banco de investimentos. As atividades de assessoria financeira, estruturação e coordenação de operações com títulos ou valores mobiliários ficarão por conta da Itaú BBA Assessoria, enquanto as demais atividades típicas de instituições financeiras serão integradas pelo Itaú Unibanco.
A decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da empresa e será levada a votação em assembleia de acionistas marcada para 30 de novembro. O banco disse que se trata de uma reorganização societária intragrupo com objetivo de racionalização dos recursos.
“O Itaú Unibanco tem buscado, de forma constante, a racionalização do uso de seus recursos e a otimização de suas estruturas e negócios, com vistas a propiciar maior eficiência e retorno dos valores investidos e acredita que a operação em questão trará benefícios claros nessa direção, considerando a extinção de uma sociedade de seu conglomerado e de suas licenças para operar”, informou o Itaú Unibanco (ITUB4) em comunicado ao mercado.
A empresa informou ainda que não há necessidade de avaliação prevista no artigo 264 da Lei das Sociedades Anônimas, devido à ausência de acionistas minoritários no Banco Itaú BBA e à inexistência de relação de troca ou de aumento de capital na companhia.
Segundo o banco, o Itaú BBA já é uma subsidiária integral do Itaú Unibanco (ITUB4) e a operação resultará, nesse momento, em mera substituição de ativos no patrimônio líquido.