Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Guido Mantega diz ter sido procurado para fazer parte da Braskem

Guido Mantega diz ter sido procurado para fazer parte da Braskem

O ex-ministro Guido Mantega informou que teria sido procurado pelo governo para fazer parte do conselho de administração da Braskem (BRKM5). Mantega se protificou a assumir o assento, caso seja aprovado pelos acionistas da petroquímica.

“Eu fui sondado pela Casa Civil e me coloquei à disposição. Se os acionistas e a Assembleia decidirem isso, então irei para o conselho da Braskem”, disse ele, segundo matéria da Bloomberg.

A Braskem não comentar o assunto, bem como a Casa Civil. Esta não é a primeira vez que o governo tenta emplacar Mantega em uma empresa relevante. A primeira tentativa havia sido na presidência da Vale (VALE3), mas seu nome sofreu forte rejeição por parte dos investidores e o governo foi obrigado a recuar.

Guido Mantega teve apoio do PT na Vale

Filiado ao mesmo partido do governo, o PT, Mantega teve apoio de seus correligionários para ocupar o principal posto da mineradora, principalmente da presidente da legenda Gleisi Hoffmann.

Nascido em Gênova, na Itália, em 1949, Mantega veio morar com a família no Brasil ainda na infância e obteve a dupla cidadania. Graduado em Economia e em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo), Mantega obteve seu doutorado em Sociologia do Desenvolvimento pela mesma instituição e se aproximou de um grupo de economistas ligados à esquerda que participou da fundação do PT, em 1980.

Publicidade
Publicidade

Em 2002, o PT apresentou um programa que fazia várias concessões ao mercado. Lula se elegeu e colocou no Ministério da Fazenda um político formado em Medicina, Antonio Palocci, e para o Banco Central escolheu Henrique Meirelles, então ligado ao PSDB.

Mantega foi nomeado para o ministério do Planejamento, com menor protagonismo na definição da política econômica, e depois de pouco mais de um ano acabou deslocado para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), onde permaneceu por cerca de um ano e meio.

Você leu sobre Guido Mantega. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!