Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Google vai enfrentar governo dos EUA em julgamento decisivo sobre monopólio digital

Google vai enfrentar governo dos EUA em julgamento decisivo sobre monopólio digital

O Google e sua controladora, a Alphabet (GOOGL; GOGL34), enfrentarão em tribunal federal o Departamento de Justiça e vários estados norte-americanos. O governo dos Estados Unidos acusa a big tech de usar seu poder de mercado ilegalmente para manter o mecanismo de busca como padrão em diferentes dispositivos. O julgamento deve durar 10 semanas.

Este será o processo mais importante sobre práticas de monopólio digital desde o caso antitruste aberto contra a Microsoft (MSFT; MSFT34) há 25 anos, em 1998. Na ocasião, a Justiça determinou que a empresa acabasse com a restrição de manter a exclusividade do navegador Internet Explorer em dispositivos com o sistema Windows. A medida abriu espaço para concorrentes, como o Google.

O que diz o processo – e o Google

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos argumenta agora que o Google usou ilegalmente acordos com fabricantes de celulares, como Apple e Samsung, bem como navegadores de internet como Mozilla, para ser o mecanismo de busca padrão para seus usuários. Isso impediria que rivais menores tivessem acesso ao negócio. 

O Google diz que seus acordos com a Apple não eram exclusivos e que os consumidores poderiam alterar as configurações de seus dispositivos para escolher outros mecanismos de busca.

Publicidade
Publicidade

Segundo a empresa de análise de dados Similarweb, o Google acumula 90% do mercado de busca nos Estados Unidos e 91% globalmente.

Julgamento pode atingir big techs

A disputa atinge o império de US$ 1,7 trilhão da Alphabet e pode minar o poder e influência da empresa. Na ação, o governo afirma visar que o Google altere as suas “práticas comerciais monopolistas”, com o pagamento de indenizações e um plano de reestruturação.

O caso – Estados Unidos e outros vs. Google – é o primeiro julgamento do governo federal sobre monopólio da internet. Qualquer decisão poderá impactar outras big techs, como Amazon (AMZN; AMZO34), Apple (AAPL; AAPL34) e Meta (META; $M1TA34).