Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) da Mondelez (MDLZ; $MDLZ34) tiveram um desempenho negativo na última sexta-feira (13), quando fecharam a sessão em queda de 3,67% na bolsa de valores brasileira. O movimento teria sido provocado pela parceria entre o influenciador Felipe Neto e Bis, da Lacta.
Na terça-feira (11), Felipe Neto publicou em seu perfil do X (antigo Twitter) sobre a parceria com Bis. Veja:
O anúncio dividiu internautas envolvidos em assuntos políticos, que passaram a apoiar ou boicotar a marca. A hashtag “#BisNuncaMais” chegou a ganhar espaço nas redes, enquanto “#CorujasPedemBis”, utilizada por Felipe Neto, também teve destaque. “Corujas” é como os fãs de Felipe Neto se identificam na internet.
Felipe Neto e Bis: entenda o caso
O influenciador Felipe Neto ganhou notoriedade no âmbito político por ser crítico do antigo governo de Jair Bolsonaro (PL). Durante as eleições de 2022, o youtuber apoiou o presidente Lula (PT). Ele acumula mais de 17 milhões de seguidores no Instagram, e 45,6 milhões de inscritos no YouTube.
Com a parceria de Felipe Neto e Bis, a campanha contra o chocolate parece ter afetado as ações da companhia. Na última semana, os BDRs da Mondelez acumulam desvalorização de 4,06%.

As ações do conglomerado, negociadas na bolsa de valores norte-americana Nasdaq, por outro lado, subiram na sexta-feira, a 0,54%.
A Mondelez informou, em nota, que a contratação de influenciadores está relacionada unicamente à relevância deles na internet, sem qualquer vínculo ou apoio político, e diz respeitar a diferença de opiniões.
“A Mondelez Brasil, fabricante da marca BIS, reforça que suas contratações de influenciadores estão relacionadas unicamente a sua relevância no universo gamer e de entretenimento, sem qualquer vínculo ou apoio político de qualquer natureza. Como líder no mercado de snacks no Brasil e no mundo, a Mondelez reafirma seu absoluto respeito à diversidade de opiniões”, comunicou.