A EQI Research está iniciando a cobertura de Yduqs ($YDUQ3) com uma recomendação de Compra e preço alvo de R$ 28 para dezembro de 2024, o que representa um potencial de valorização de 36,7%.
De acordo com a EQI Research, a Yduqs é considerada uma das maiores empresas de ensino superior no país, com mais de 100 unidades localizadas em mais de 1,6 mil. Atende hoje a mais de 1 milhão de alunos, sendo a maioria do segmento digital, e mais de 8 mil estudantes matriculados nos cursos de medicina. A Yduqs é dona de marcas conceituadas como Estácio, Idomed, Ibmec e Wyden, além de oferecer cursos preparatórios e edtechs.
A empresa possui 64,33% de ações em circulação em bolsa. Além disso, na participação societária da empesa há ainda a Rose Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, com 14,04% da companhia e a Família Zaher, que possui, em conjunto, 10,79%. Já a BlackRock tem ainda 5,01% do capital social. Em tesouraria, há ainda 5,83% das ações.

Por que investir em Yduqs (YDUQ3)?
A tese de investimento da EQI Resrarch se baseia em alguns pilares: no mercado potencial de crescimento da penetração da educação superior no Brasil; na eficiência operacional da companhia, que conseguiu entregar resultados resilientes em meio às turbulências do mercado como a pandemia do Covid-19, entre outros fatores.
Outros pontos positivos são a elevada competitividade nos cursos de medicina (que é um dos cursos mais rentáveis atualmente), aliada à independência do Fies para crescimento da sua receita; e ao histórico de sólida geração de caixa, com pagamento de proventos para os acionistas, e recuperação do patamar do Roic pré-Covid-19.
“Acreditamos que o cenário de queda de juros deve favorecer o crescimento econômico nos próximos anos, elevando a disponibilidade de renda da população e o consequente aumento dos gastos em educação para profissionalização e crescimento da renda.
Principais riscos
Por outro lado, entre os principais riscos, a EQI Research acredita que os principais riscos são: alocação de capital e alavancagem, pois a companhia é ativa em aquisições, o que pode impactar a estrutura de capital; a abertura de vagas de medicina, que é bastante regulada e onde a emprea possui alta exposição; maior regulação do segmento de Ensino à Distância (EaD), podendo impactar o número de vagas e a rentabilidade do segmento.
E, por fim, o cenário macroeconômico, dado que em cenários restritivos de crédito e renda, os gastos em educação tendem a ser impactados, segundo detalhado no relatório da EQI Research sobre Yduqs (YDUQ3).