Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Empresas que mais pagaram proventos até maio

Empresas que mais pagaram proventos até maio

As empresas que mais pagaram proventos até maio são aquelas que, em tese, deveriam estar no radar do investidor. Estar atento à saúde financeira das organizações, bem como quem paga regularmente dividendos e juros sobre o capital própria (JCP) é uma premissa.

Isso porque o investidor que se preze deve ter por objetivo potencializar tosos os seus lucros para, assim, ter uma renda recorrente. Ele deve observar o seguinte: uma ação de empresa saudável é um excelente ativo, mas uma ação de uma empresa saudável e que paga proventos é ainda melhor. Ou seja, se tudo correr bem, ele ganha nas duas frentes.

Depois de ter esse “roteiro” bem definido na mente, o investidor deverá conhecer acerca do Dividend Yield (DY). Este é um indicador que mostra a performance do ativo de acordo com a quantidade de dividendos que ele paga.

Na prática, a taxa é calculada dividindo o valor de dividendos pagos em determinado período pelo preço individual da ação antes dessa distribuição. Depois, multiplica-se o resultado obtido por 100.

Vale lembrar que, no Brasil, todas as empresas listadas na B3 – são mais de 400 — e que registram lucro têm por obrigação distribuir, no mínimo, 25% desse valor aos seus acionistas. Mas a fatia pode até ser maior, se a empresa decidir.

Publicidade
Publicidade

Para saber qual o valor real, basta checar no estatuto social da companhia qual a política adotada. O pagamento pode ser mensal, semestral ou anualmente. Mas, caso a empresa não tenha registrado lucro no período, fica suspenso.

Balanços do 1TRI23

Um ponto de atenção, que todo investidor deve se aperceber, é com relação ao medo. Lucro é resultado, e este pode vir ou não. Por isso há a necessidade de se rebalancear a carteira. Contar com apoio de uma assessoria ajuda a dirimir possíveis empecilhos.

Para se ter ideia, no primeiro trimestre de 2023 a Economática analisou os balanços corporativos da temporada. Foram checadas 312 empresas, com base nas demonstrações financeiras submetidas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A consultoria elencou que os resultados foram examinados de acordo com o padrão contábil estipulado pela autarquia, sem a aplicação de quaisquer ajustes extraordinários ou de inflação.

De acordo com os analistas, “ao examinar e consolidar o histórico das principais contas de resultado dessas empresas entre o último trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2023, nota-se um crescimento das receitas, do lucro líquido e do EBIT até o 3T22. No entanto, nos dois trimestres subsequentes, houve uma queda considerável na receita e no lucro bruto. Mais evidente ainda foi a retração na última linha de resultados, o lucro líquido, que sofreu uma compressão significativamente maior”.

Empresas que mais pagaram proventos até maio

Levantamento do Trademap, realizado sob encomenda da B3 (B3SA3), aponta os 30 ativos que tiveram maiores DY em 2023 até 31 de maio. Como critério foram selecionados os papéis que tiveram mais de R$ 5 milhões em Volume Médio Diário no período.

EmpresaCódigoSegmentoDY 2023 até 31 de maio (%)Dividendos e JCPs (R$)Volume Médio Diário
Tabela mostra as ações que mais pagaram proventos em maio.
Tabela mostra as ações que mais pagaram proventos em maio.
Tabela mostra as ações que mais pagaram proventos em maio.