O dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) da Eletrobras (ELET6) já pode ser transferido.
Por conta disso, boa parte dos bancos criou Fundos Mútuos de Privatização para receber esse aporte de seus correntistas. A alternativa também está disponível para quem tem FMPs de Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3).
Analistas de mercado financeiro se mostram otimistas com a operação, pois o correntista poderá investir em ativos diversificados, em detrimento à alocação em ação de apenas uma empresa.
É que dado o cenário atual, tanto de juros quanto da própria bolsa brasileira, torna-se mais seguro diversificar a carteira.
Vale lembrar que a Eletrobras foi privatizada seis meses atrás e desde então suas ações valorizaram 6,5%, passando de R$ 40,10, em 13 de junho de 2022, para R$ 42,68, em 25 de janeiro.

Eletrobras (ELET6): Fundos Mútuos
Quem optar por fundos mútuos deve saber que estes são ativos compostos por um grupo de ações, títulos ou outros valores mobiliários e é administrado por um gestor de fundo como um portfólio. Os investidores compram e vendem cotas do fundo a preços definidos ao final de cada dia de negociação.
Além disso, cabe ressaltar que os recursos provenientes da aquisição dessas cotas são reunidos de forma a permitir que o gestor do fundo tenha maior poder de compra e recursos para sua equipe buscar oportunidades de investimento adicionais ou alternativas.
BTG Pactual (BPAC11)
Duas semanas atrás o BTG Pactual (BPAC11) lançou dois fundos mútuos de participação (FMPs) que podem receber recursos de outros FMPs, como os que foram criados pelas instituições financeiras em 2022 na privatização da Eletrobras.
Os dois fundos oferecidos pelo banco são o FMP FGTS Reference Absoluto Carteira Livre e o FMP Reference Absoluto Moderado Carteira Livre. Ambos são produtos de gestão ativa, ou seja, o gestor deve trabalhar para superar o índice de referência do fundo, como o Ibovespa, por exemplo. Segundo o BTG, os novos produtos replicam a estratégia Absoluto, fundo que desde sua criação, em 2010, obteve rentabilidade acumulada de 260%, ao passo que o Ibovespa evoluiu 84% no mesmo período.
- Saiba mais sobre a Eletrobras (ELET6) e invista com assertividade