Dona do ChatGPT, a OpenAI anunciou a compra de empresa de produtos digitais Global Illumination.
Esta é a primeira aquisição da companhia que ganhou visibilidade internacional após colocar sua ferramenta de inteligência artificial à disposição do público.
Entretanto, o valor da operação na foi divulgado pela adquirente que, em nota ao mercado, destacou que toda a equipe da Global Illumination se juntou à OpenAI para trabalhar nos principais produtos, incluindo o ChatGPT.
De acordo com a OpenAI, a Global Illumination foi fundada em 2021 por Thomas Dimson, Taylor Gordon e Joey Flynn, todos os quais já trabalharam no Instagram, da Meta Platforms (NASDAQ:META).
A startup trabalhou recentemente em tecnologia de código aberto relacionada à produção de jogos online. Dimson é creditado com a elaboração de parte do código original para os algoritmos de recomendação de conteúdo do Instagram, de acordo com seu site pessoal.
FUJA DO RISCO BRASIL: INVISTA NO EXTERIOR!
Dona do ChatGPT, OpenAI pode falir
Um levantamento produzido pela Analytics India Magazine afirma que a OpenAI pode declarar falência em 2024 graças ao ChatGPT.
Segundo a consultoria, o chatbot da empresa de Sam Altman custaria US$ 700 mil (R$ 3,4 milhões, em conversão direta) diariamente para ser mantido e as tentativas de monetizar a plataforma ainda não equilibraram as contas.
Como justificativa, destacou que parte da culpa desse desequilíbrio financeiro está na disponibilidade das APIs do ChatGPT. A ferramenta permite que desenvolvedores criem soluções próprias sobre a estrutura do bot da OpenAI, mas sem necessariamente ter que repassar parte de seus ganhos para a companhia.
Também aponta que essa “canibalização” de produtos também gerou uma queda no número de acessos ao ChatGPT em si. Desde maio, o site estaria com cada vez menos visitas, segundo dados da empresa de análise de tráfego SimilarWeb.
A Analytics India Magazine elenca, ainda, que atualmente a OpenAI é uma empresa de capital fechado que conta com investimentos de outras gigantes, como a Microsoft. A companhia não precisa fornecer dados financeiros para o público, portanto todas as informações acerca do desequilíbrio financeiro são especulativas e baseadas em leituras do mercado.
Para a consultoria, abrir o capital da companhia poderia ser uma alternativa para mantê-la funcionando.
VOCÊ LEU SOBRE A DONA DO CHATGPT E PODE INVESTIR EM ATIVOS DE TECNOLOGIA; SAIBA MAIS