Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Dividendos da semana: Eletrobras, JBS e outras pagam proventos

Dividendos da semana: Eletrobras, JBS e outras pagam proventos

Nesta semana os investidores de grandes companhias devem ficar atentos. Começando nesta segunda-feira, os dividendos da semana tem largada dada pela Eletrobras (ELET3; ELET5; ELET6).

A gigante de energia elétrica (ELET5) é destaque entre os proventos a serem pagos com a maior remuneração do período, de R$ 2,4308, a seus acionistas.

Além da gigante de energia elétrica, outras sete companhias como JBS (JBSS3) e Caixa Seguridade (CXSE3) pagam proventos.

Agenda de dividendos da semana

Confira a seguir quais companhias pagam proventos:

Segunda-feira (13)

Publicidade
Publicidade
  • Eletrobras (ELET3): Dividendos
  • Eletrobras (ELET5): Dividendos
  • Eletrobras (ELET6): Dividendos
  • Boa Safra (SOJA3): JCP

Quarta-feira (15)

Quinta-feira (16)

  • Banco Pine (PINE4): JCP

Sexta-feira (17)

  • Caixa Seguridade (CXSE3): Dividendos

Proventos

Dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) são duas formas de remuneração oferecidas pelas empresas aos seus acionistas, mas possuem diferenças significativas em relação à estrutura e ao impacto tributário.

Os dividendos correspondem a uma parcela do lucro da empresa distribuída aos acionistas. Para o investidor, esses proventos são isentos de imposto de renda, pois a tributação ocorre diretamente na empresa antes da distribuição. Essa é uma forma tradicional de retorno ao acionista, bastante comum em empresas lucrativas e consolidadas.

Já os Juros sobre Capital Próprio (JCP) também são uma forma de remuneração aos acionistas, mas apresentam uma característica diferenciada: eles são tratados como uma despesa financeira pela empresa. Isso permite que o valor pago como JCP seja deduzido da base de cálculo do lucro tributável, reduzindo o valor do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) que a empresa deve pagar. Contudo, o acionista que recebe JCP é tributado em 15% de imposto de renda retido na fonte sobre o valor recebido.

Portanto, ambos modelos de proventos oferecem vantagens ao acionista, mas a escolha entre um ou outro geralmente está vinculada às estratégias fiscais da empresa para otimizar a utilização de seus lucros.

Você leu sobre Dividendos da Semana. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!