SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
Dasa desalavanca e alavanca as ações

Dasa desalavanca e alavanca as ações

Desde a cisão estratégica de 2024, a área de Diagnóstico voltou a ocupar o centro das atenções

As ações da Dasa (DASA3) irão refletir o processo de desalavancagem iniciado em 2025 e que terá continuidade em 2026, avalia o Banco Safra em um relatório enviado a clientes nesta quarta-feira (28).

Os analistas Ricardo Boiati, Thiago Marmo e Rafael Une elevaram a recomendação para os papeis da Dasa para outperform (compra), com um preço-alvo de R$ 6. O valor corresponde a um potencial de valorização de aproximadamente 41%.

“Olhando para o futuro, vemos mais espaço para desalavancagem por meio de: (i) desinvestimentos adicionais de ativos não essenciais; e (ii) geração de caixa operacional à medida que as iniciativas de eficiência elevam as margens da área de Diagnóstico”, explicam Boiati, Marmo e Une.

O Safra entende que o relacionamento próximo com a Amil (que tem apresentado adições líquidas sólidas) é um ativo, considerando o cenário atual do setor.

Foco em diagnósticos

A desalavancagem tem bases, especialmente, no foco da empresa em atuar diretamente apenas em diagnósticos.

Publicidade
Publicidade

“Desde a cisão estratégica de 2024, a área de Diagnóstico voltou a ocupar o centro das atenções, enquanto os hospitais estão sob a responsabilidade da joint venture com a Amil na Rede Américas (o que também reforça o foco da gestão da joint venture)”, opinam os analistas.

Nos cálculos do banco, a otimização do portfólio em 2025 fortaleceu o balanço patrimonial com a venda de ativos não essenciais, reduzindo a alavancagem para 2,6 vezes o múltiplo de endividamento líquido sobre o Ebitda (ND/EBITDA, na sigla em inglês) no 3º trimestre de 2025, ante 4,1 vezes no 4º trimestre de 2024.

Os resultados do 4º trimestre de 2025 serão conhecidos no dia 25 de março.