A Copel (CPLE6) convoca AGE – Assembleia Geral Extraordinária – para eleger os novos membros do conselho de administração da companhia. Eles complementarão o mandato entre 2023 a 2025
Essa convocação ocorre após a renúncia de Jorge Eduardo Martins Moraes e Maria Carmen Westerlund Montera como membros do conselho. Além do conselho de administração, também será definida a nova composição do conselho fiscal para o mesmo período.
Ontem, acionistas da empresa votaram a favor da transformação da empresa em uma corporação, abrindo caminho para que a companhia – hoje de controle estatal do governo do Paraná – possa ser privatizada.
Isso significa que a empresa elétrica do estado passará a ter capital aberto e sem acionista controlador – algo semelhante ao processo de privatização da Eletrobras (ELET3; ELET6), ocorrido no ano passado.
Copel (CPLE6) fará conversão de ações retirada de pauta
Nesse processo, a empresa elétrica paranaense, no entanto, atendendo a um pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), retirou da pauta de ontem alguns itens: a conversão de ações preferenciais classes A e B em ordinárias e a migração da companhia para o Novo Mercado da B3 (B3SA3).
O BNDES, aliás, foi contra a transformação da empresa em corporação porque alegou que tal medida restringiria os direitos políticos dos acionistas a, no máximo, 10% do valor representativo do capital social.
Você leu que a Copel (CPLE6) convoca AGE. Quer ter acesso a renda passiva? Então acesse a agenda de dividendos!