O Google e a Baidu anunciaram seus próprios chatbots para brigar com o ChatGPT, da empresa Open AI, parceira da Microsoft.
O primeiro pertence à norte-americana Alphabet, e está listada na Nasdaq sob o titker GOOGL, enquanto a segunda é uma multinacional chinesa de tecnologia. Está na Nasdaq sob o ticker BIDU. A Microsoft, por sua vez, está lisada sob o ticker MSFT na bolsa de tecnologia dos EUA.
Vale lembrar que um chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.
Desta forma, o ChatGPT, por exemplo, pode se tornar o próximo motor de busca da internet, ou seja, a plataforma onde a maioria das pessoas digita suas dúvidas e aguarda por respostas coerentes e, se possível, concisas.
Um motor de busca é, na prática, um lugar onde uma pessoa pode buscar informação acerca de qualquer coisa. Um homem que precisa consertar o encanamento da pia, por exemplo, pode recorrer ao Google e obter um tutorial, ou assistir a vídeos no YouTube.

O ChatGPT e o Google
Ontem o Google anunciou que deve colocar o Bard, sua inteligência artificial, na praça em uma ou duas semanas. O recurso está em caráter de testes, ainda, mas quase pronto.
Conforme a empresa, trata-se de um serviço de chat inteligente alimentado por LaMDA, que significa Language Model for Dialogue Applications (modelo de linguagem para aplicativos de diálogo, em inglês). LaMDA é a própria inteligência artificial da Google com poder de gerar diálogo semelhante ao humano.
O ChatGPT, por sua vez, foi lançado em 30 de novembro de 2022 pela empresa americana OpenAI.
O recurso permite diálogos em diversos idiomas sobre praticamente qualquer assunto, de maneira aparentemente natural, com respostas para inúmeras perguntas, além da criação de conteúdo.
O Baidu não quer ficar atrás
Na Ásia, o grupo chinês Baidu anunciou hoje que desenvolve um chatbot de inteligência artificial (IA). O app, que terá o nome “Ernie Bot”, deve ser lançado em meados de março, mas sem data específica definida.
A expectativa é de que a companhia integre o Ernie Bot a seu principal serviço de buscas, permitindo que os usuários tenham como resultado uma resposta em estilo de conversa, em vez de uma lista de links — semelhante à experiência de utilizar o ChatGPT.
- Saiba mais sobre o ChatGPT e invista em ativos tech com assertividade