Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Sextou com cerveja mais barata? Entenda visão da Ambev sobre custos

Sextou com cerveja mais barata? Entenda visão da Ambev sobre custos

O balanço da Ambev (ABEV3) para o segundo trimestre de 2023, divulgado nesta semana, foi recebido positivamente pelo mercado. Embora a companhia tenha apresentado queda em seu lucro líquido em relação ao 2TRI22, o BTG Pactual (BPAC11) recomendou Compra para as ações da empresa, destacando a solidez dos resultados.

Enquanto isso, os consumidores se animaram com outro dado: a redução dos custos e a consequente possibilidade de encontrar cerveja mais barata no mercado.

AGENDA DE DIVIDENDOS: SAIBA COMO TER UM ANO INTEIRO DE RENDA PASSIVA

A queda dos preços das commodities e de outros custos, como combustível, fez com que a empresa reduzisse sua previsão de aumento do CPV (custo de produtos vendidos) para o ano, originalmente de 6% a 9,9%, para uma projeção entre 2,5% e 5,5%.

Mas esse cenário positivo, por ora, não deve se refletir em redução nos preços de venda. A tendência apontada pelo CFO, Lucas Lira, é aproveitar o ganho de margem para ampliar o EBITDA da operação. Mesmo assim, a questão dos preços está no radar da empresa diante de um mercado complexo. “O mercado vai continuar competitivo tal qual tem sido historicamente”, aponta.

Dona de várias marcas em seu portfólio, a empresa não apresentou resultados específicos por marca, mas relatou que o volume geral de venda de cerveja no Brasil caiu 2,5%, ao mesmo tempo em que o segmento superpremium teve alta de 35%, representado pelos rótulos Original, Spaten, Corona e Stella Artois.

Publicidade
Publicidade

Já no ramo das bebidas não alcoólicas, a companhia registrou queda de 2,2% no volume de vendas, ainda que a receita líquida tenha subido 7,5%.

O CFO ainda que a busca principal da companhia é atender ao que enxerga como um novo padrão de consumo. “A gente acredita que os clientes vão cada vez mais querer marcas diferentes para ocasiões diferentes, e queremos ter um portfólio que atenda a isso”, conclui Lira. 

Ou seja: cerveja mais barata, por ora, só nos sonhos dos consumidores. E, embora esta não seja uma propaganda, vale sempre o lembrete: se for beber, beba com responsabilidade – e não dirija!

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES