Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Confira 21 BDRs para investir em janeiro

Confira 21 BDRs para investir em janeiro

A carteira recomendada de BDRs do BTG Pactual ($BPAC11) para o mês de janeiro tem algumas alterações. Entram Mastercard ($MSDC34) e Booking ($BKNG34). Por outro lado, apenas Transdigm ($T1DG34) deixa a carteira.

carteira recomendada de BDRs

Carteira recomenda de BDRs: ambiente construtivo nos EUA

Para esse mês, o banco de investimentos avalia que o ambiente econômico americano continua o mais construtivo dentre os principais mercados, ainda que com um leque de possibilidades influenciado pela agenda política, com a posse do novo presidente Donald Trump, no próximo dia 20.

De acordo com o BTG, o lado político terá caráter dominante no primeiro semestre, com Trump assumindo o cargo no final de janeiro e devendo anunciar as principais políticas nos 100 primeiros dias, especialmente relacionadas ao controle de imigração e tarifas, que dependem menos de negociações no Congresso.

“O foco na manutenção do crescimento sólido exigirá uma habilidade para equilibrar essas pautas com outras medidas concretas do setor privado, como desburocratização, aumento de produtividade e redução do imposto corporativo”, completou.

Decisões para janeiro

Para o mês de dezembro, o BTG reduziu o duration da carteira com base em dois fatores. Do ponto de vista macro, a revisão das expectativas de cortes de juros pelo Fed, com a nossa equipe macro estimando apenas um corte de juros em 2025, levando a uma taxa terminal entre 4,00% e 4,25% (com um viés baixista para a projeção).

“Do ponto de vista macro, a sólida performance do S&P 500 nos últimos 2 anos (acumulando uma alta de mais de 50%) e o atual nível de valuation do índice (22x Preço/Lucro para 2025) também justificam um maior nível cautela, apesar do nosso otimismo estrutural em relação ao S&P 500 e a continuidade do excepcionalismo da economia norte-americana”, completa trecho do relatório.

O que são BDRs?

Os BDRs são títulos representativos de ações de empresas estrangeiras negociados na bolsa brasileira. A sigla BDR significa Brazilian Depositary Receipts.

Ao comprar um BDR, o investidor não está comprando ações diretamente no exterior. Mas, sim, está adquirindo um recibo com lastro ou um título que dá direito sobre essas ações.

Desde outubro de 2020, com as mudanças no Regulamento para Listagem de Emissores, todos os investidores passaram a ter acesso aos BDRs.

Antes, esses investimentos eram restritos a investidores qualificados, com mais de R$ 1 milhão de recursos aplicados no mercado financeiro.

Quais os tipos de BDRs?

Existem dois tipos de BDRs:

BDRs Patrocinados

São os BDRs nos quais há um envolvimento e conhecimento da empresa emissora desses ativos.

Isso quer dizer que há um movimento efetivo por parte da empresa estrangeira, que deseja colocar os seus ativos à disposição do mercado brasileiro.

Essa empresa busca dentro do nosso país uma instituição depositária, ou custodiante, que será a responsável por manter o registro dos BDRs junto aos órgãos reguladores e coloca as ações da companhia em tesouraria como lastro desses recibos.

É comum identificar as BDRs patrocinadas com o prefixo que identifica a empresa + final 32 ou 33.

BDRs não patrocinados

São os BDRs que uma instituição depositária, seja no Brasil ou fora (no país original da bolsa onde a empresa está listada), compra um lote de ações no exterior.

Esses papéis são convertidos em recibos oficiais, que são comercializados no mercado brasileiro.

Nesse processo, não há o conhecimento prévio ou o envolvimento da empresa dona das ações.

É comum identificar as BDRs não patrocinadas com o prefixo que identifica a empresa + final 34 ou 35.

Como comprar BDRs?

A B3 é a única entidade administradora que oferece os processos de negociação, liquidação e custódia de BDRs aqui no Brasil. A compra acontece de forma semelhante ao da compra de ações, por meio do home broker de uma corretora.

A vantagem de investir em BDR é que não precisa fazer operações de câmbio ou contas de custódia no exterior ou transferir recursos para fora do país.

É possível encontrar boas oportunidades no mercado internacional, em especial, no mercado americano, que tem uma grande fatia dos BDRs.

Portanto, é uma forma de balancear os resultados da carteira, diversificando investimentos em épocas em que os mercados locais de renda fixa e variável não estão indo muito bem.

Você leu sobre carteira recomendada de BDRs. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!