Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Ações
Notícias
Carteira teórica do Ibovespa: entra IRB (IRBR3) e saem Banco Pan (BPAN4), Qualicorp (QUAL3) e Ecorodovias (ECOR3)

Carteira teórica do Ibovespa: entra IRB (IRBR3) e saem Banco Pan (BPAN4), Qualicorp (QUAL3) e Ecorodovias (ECOR3)

A carteira teórica do Ibovespa, a terceira e última passa a valer hoje com duas alterações: a entrada do IRB (IRBR3) e a saída de Banco Pan (BPAN4), Qualicorp (QUAL3) e Ecorodovias (ECOR3).

Essa nova carteira vigora até agosto deste ano, e com isso, o índice da B3 (B3SA3) agora passa a contar com 86 ativos, sendo a Vale (VALE3) o de maior peso, com representação de 15,544% na composição do índice.

A Petrobras é a segunda companhia com maior peso, sendo PETR4, com 6,97% e PETR3, com 4,868%. Bancos como Itaú-Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), com 6,670% e 3,809%, respectivamente.

  • Participe da Money Week 100 Dias de Governo – Os primeiros 100 dias de um novo governo têm impacto fundamental dentro de um mandato de quatro anos e nos seus investimentos. Faça sua inscrição!

Carteira teórica: como funciona?

A composição das carteiras do Ibovespa e dos demais índices de ações calculados pela bolsa do Brasil é revisada a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, com a possibilidade de entrada e saída de empresas de acordo com a metodologia de cada índice.

Além da carteira oficial, a B3 divulga três prévias das carteiras, antes da divulgação da carteira definitiva, para que investidores e gestores de fundos, por exemplo, tenham previsibilidade quanto à necessidade de fazer ajustes no peso de cada papel em suas alocações.

A B3 também divulga hoje a terceira prévia dos demais índices de ações calculados pela bolsa do Brasil. São mais de 26 índices divididos em índices amplos, de governança, por setores da economia e ESG.

Além dos índices amplos como o IBrX 100 B3 e o IBrX 50 B3, há índices setoriais, como o IFIX B3, que acompanha o desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados na bolsa; o IAGRO B3, ligado ao agronegócio; além dos índices ESG, como o ISE B3, que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade, o IGPTW B3, que reúne as melhores empresas para trabalhar e o ICO2, que oferece aos investidores um indicador com empresas que medem suas emissões de gases de efeito estufa.

Você leu sobre a carteira teórica do Ibovespa. Acesse o Simulador de dividendos: Descubra em segundos quanto você precisa investir para ter a renda passiva dos seus sonhos!