A EQI Research divulgou o relatório Buy & Hold para o mês de dezembro, com duas alterações: venda de Axia Energia (AXIA3), para reduzir a posição em 2,5%; e compra de Equatorial (EQTL3), para aumentar a posição em 2,5%. De acordo com o relatório, o Ibovespa teve mais um mês de forte performance, renovando as máximas e superando 30% de rentabilidade acumulada no ano, até o momento.
Mesmo com a boa performance, a alocação em bolsa segue limitada entre os brasileiros, principalmente devido à forte competição com os ativos de renda fixa.
Ao longo do mês, também houve a temporada de resultados do 3TRI25. Na avaliação da casa de análise, os números surpreenderam positivamente: as empresas que compõem o Ibovespa reportaram lucro aproximadamente 10% acima das expectativas do mercado, e as empresas da carteira, na média, também apresentaram resultados positivos.

Carteira Buy & Hold: alta de 4,85% em novembro
Ainda de acordo com a EQI Research, em novembro, a carteira Buy & Hold acumulou alta de 4,85% ante elevação de 6,37% do Ibovespa. No ano, o aumento foi de 30% ante 32,2%, respectivamente.
Sobre a Axia, o analista João Zanott, informou que, desde maio, quando a carteira ampliou a participação na ex-estatal, o papel passou a figurar entre as principais convicções.
“A tese se comprovou: desde então, a valorização total (preço + dividendos) alcança 55%, acumulando 100% no ano”, avaliou ele, no relatório.
No processo de privatização da Axia, ocorreu a descotização da energia da antiga Eletrobras, etapa em que a energia anteriormente comercializada no regime de cotas foi liberada para venda no mercado livre. Esse movimento, de acordo com a EQI Research, transformou a companhia na empresa elétrica com a maior disponibilidade de energia para comercialização no país.
A partir desse ponto, os preços de energia tornaram-se um vetor central de crescimento para a tese de investimento. Essa, inclusive, era um dos principais fundamentos por trás do otimismo da casa de análise com a ação.
Dividendos e redução de riscos
Apesar dos avanços, a casa de análise entende que grande parte das melhorias já era amplamente esperada pelo mercado.
“Em nossa visão, o principal fator que acelerou a reprecificação das ações da Axia foi a combinação entre a distribuição de dividendos acima do esperado e a redução de riscos associados à tese de investimentos”, informou outro trecho do relatório.
Nesse processo de redução de riscos, houve dois fatos considerados importantes: o primeiro foi a venda das usinas termelétricas da Amazonas Energia, que eliminou a necessidade de continuar elevando provisões para a inadimplência dessa distribuidora, uma vez que ela não efetuava o pagamento pela energia fornecida.
Leia também:





