O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval, nesta quarta-feira (25), para o negócio entre Minerva ($BEEF3) e Marfrig ($MRFG3). A operação bilionária foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros, mas com a imposição de medidas para mitigar potenciais impactos sobre a concorrência no setor.
A análise do Cade indicou preocupações, especialmente no estado de Goiás, onde a concentração de mercado seria mais sensível com a fusão das duas gigantes. Como não houve acordo prévio entre as empresas, o tribunal impôs duas soluções unilaterais para viabilizar a aprovação da compra.
Uma das condições estabelece que, em até 12 meses, a Minerva deverá vender sua planta de abate localizada em Pirenópolis (GO), justamente para evitar o domínio no mercado goiano. Além disso, o Cade derrubou uma cláusula do contrato que impediria a Marfrig de expandir sua planta em Várzea Grande (MT), promovendo assim um ambiente de maior competitividade.
Minerva e Marfrig: negócio bilionário
A Minerva informou no ano passado a compra de parte das operações da Marfrig na América do Sul pelo valor de R$ 7,5 bilhões, dos quais 20% (R$ 1,5 bilhão) já foram pagos como parcela inicial. A aquisição foi feita pela Athn Foods Holdings, controlada da Minerva, e prevê a transferência dos seguintes ativos:
- no Brasil, unidades de abate de bovinos em Alegrete (RS), Bagé (RS), Bataguassu (MS), Chupinguaia (RO), Mineiros (GO), Pontes e Lacerda (MT), São Gabriel (RS) e Tangará da Serra (MT), além de três unidades inativas.
- na Argentina, a unidade de abate de bovinos de Villa Mercedes;
- no Chile, a unidade de abate de ovinos Patagonia;
- no Uruguai, as unidades de abate de bovinos Colônia, Salto e San José.
A empresa compradora disse que os preços de compra configuram investimento relevante, o que significa que as operações serão submetidas à ratificação dos seus acionistas em assembleia , e que os acionistas VDQ Holdings S.A. e SALIC International Investment Company, partes de acordo de acionistas, já se comprometeram com a aprovação do negócio.
Você leu sobre Minerva e Marfrig. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!