O banco BTG Pactual (BPAC11) manteve recomedação neutra para Carrefour (CRFB3), após os principais frigoríficos brasileiros suspenderam o fornecimento de carne para as lojas do grupo, incluindo outras marcas como Sam’s Club e Atacadão.
A medida é uma retaliação à decisão do Carrefour França de interromper a venda de carne originária do Mercosul, anunciada recentemente. O relatório aponta que o boicote corte afetou cerca de 150 lojas no país, mas o Carrefour ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
A situação ocorre em um momento delicado, com a inflação de alimentos em alta, direcionando tanto o orçamento dos consumidores quanto as transações dos varejistas. Segundo estimativas, a carne bovina representa cerca de 5% das vendas totais do grupo CRFB3, enquanto as proteínas no geral respondem por aproximadamente 10%. Além disso, esses produtos são considerados estratégicos para atrair clientes às lojas, especialmente no segmento de atacarejo, no qual o Atacadão responde por cerca de 70% das vendas do grupo.
Carrefour (CRFB3): BTG diz que grupo apresentou vendas positivas
Em recente reunião com a diretoria do grupo, o banco BTG apontou que a inflação mais baixa em alimentos, observada em setembro, impulsionou as vendas no período, uma tendência que contínua em outubro e deve se manter.
No terceiro trimestre, o grupo apresentou vendas positivas, mas pediu uma margem bruta e no capital de giro, resultando em aumento da alavancagem financeira. Apesar dos esforços para melhorar o portfólio de lojas e integrar o Grupo Big, o cenário competitivo no varejo alimentar segue as desafios.
Diante disso, o BTG mantém sua recomendação neutra para o Carrefour Brasil. Embora as perspectivas de prazo médio possam mostrar melhorias, impulsionadas pela recuperação da inflação de alimentos, as incertezas quanto ao impacto dessa crise de satisfação e à capacidade de aumentar os volumes de venda deixam os resultados.
Você leu sobre Carrefour (CRFB3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!